Planta local poderá produzir 131 mil veículos a partir de 2018

Por George Guimarães

Pelo menos mais 34 mil unidades por ano. É esse o incremento que a Toyota espera ver concretizado até fim deste ano na produção da picape Hilux e do utilitário esportivo SW4 em Zárate, Argentina. Trata-se de expansão da ordem de 30% sobre o atual ritmo de 97 mil veículos anuais da fábrica responsável por abastecer, além da demanda interna argentina, demais países da América do Sul, em especial o Brasil, e Caribe. No total, os veículos lá fabricados seguem para 21 mercados das duas regiões.

R$ 2 bilhões em cinco anos – Zárate, assim, poderá produzir perto de 131 mil veículos já a partir de 2018 em dois turnos de trabalho. Com mais alguns ajustes posteriores, poderia superar 140 mil, revela a montadora, que calcula que a ampliação garantirá a abertura de mais trezentos postos de trabalho – hoje o quadro de funcionários gira em torno de 5 mil pessoas – e permitirá aumento de 50% das exportações.

“É outro passo fundamental no posicionamento da Toyota na Argentina e na região da América Latina como base de exportação dos modelos Hilux e SW4”, disse em solenidade, no Japão, Steve St.Angelo, CEO da empresa na América Latina e Caribe e Chairman da Toyota do Brasil e Argentina.

O executivo, porém, não revelou quanto será investido na expansão. Segundo a Toyota, “o aporte é o mais recente de uma série de investimentos feitos pela marca na região e que totaliza mais de R$ 2 bilhões nos últimos cinco anos”.


Foto: Divulgação /Toyota

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!