Protótipo pode trabalhar 8 horas em aplicação intensa

Por Redação

Embora ainda não existam planos para produção em escala industrial por ainda se tratar de um projeto de pesquisa, a Volvo Construction Equipment apresentou a EX2, protótipo de escavadeira compacta totalmente elétrica.

A simplicidade na solução empregada alcançou resultados promissores. O motor a combustão da máquina convencional foi substituído por duas baterias de íons lítio, totalizando 38 KWh, com capacidade para armazenar energia suficiente para 8 horas de trabalho em aplicação intensa. Também uma arquitetura elétrica com acionadores eletromecânicos tomou lugar do sistema hidráulico. As substituições, além de reduzirem a necessidade de resfriamento, derrubaram de maneira significativa os níveis de ruído.

“A eletrificação de equipamentos de construção gerará máquinas mais limpas, mais silenciosas e mais eficientes – o que representa o futuro de nossa indústria”, destacou em nota Ahcène Nedjimi, engenheiro chefe de sistemas elétricos e eletrônicos e líder do projeto EX2. “A EX2 é uma máquina revolucionária. Ela pode ser facilmente utilizada em áreas densamente habitadas sem perturbar as pessoas, mesmo à noite. A eficiência dez vezes maior e sistemas livres de manutenção podem vir a significar uma redução importante nos custos operacionais e custo total de propriedade. ”

A máquina protótipo gera a mesma potência e força que a equivalente convencional, além de alcançar velocidades maiores em movimentos combinados.


Foto: Divulgação/Volvo

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!