O índice vem crescendo continuamente desde o início do ano, saltando de 29,9% em janeiro para 42,7% em junho

Por Alzira Rodrigues

Em curva ascendente desde janeiro, a participação das vendas diretas no mercado interno de automóveis e comerciais leves chegou a 42,76% em junho,  recorde mensal no ano. A marca é ligeiramente superior à de maio, de 42,15%, mas bem acima dos 29,9% registrados em janeiro.

No acumulado do primeiro semestre as vendas diretas responderam por 38,2% do mercado total, ante os 31,2% registrados no mesmo período do ano passado.

Dos 189,2 mil veículos emplacados em junho no Brasil, 80,9 mil foram negociados com pessoas físicas. A Fiat respondeu por 18,9 mil unidades  e mais uma vez liderou o ranking de vendas diretas, com  23,4% de participação. A General Motors é a segunda, com 19,7%, seguida pela Volkswagen, 13,6%, e Renault, 12,2%.

Fonte: Fenabrave

O alto volume de vendas diretas em algumas marcas gera um ranking de negócios no varejo bem diferente do verificado no cômputo do mercado total de automóveis e comerciais leves, como atesta a Fenabrave.  GM e Volkswagen são as únicas que têm a mesma posição nos dois quadros de janeiro a junho. A primeira lidera ambos com participações de, respectivamente, 17,7%% e 17,4%. A Volkswagen é terceira nos dois casos, com fatias de 12,6% e 11,3%, respectivamente.

Já a Hyundai, quinta na lista das marcas mais vendidas no País, com 9,4% de penetração, é a vice-líder, com participação de 12,5%, se forem computadas apenas as vendas do varejo. Em contrapartida, a vice-líder no ranking geral, a Fiat, com fatia de 13,6%, é a sétima em emplacamentos para pessoas físicas, com apenas 8,3%. A Toyota ganha uma posição no varejo em relação ao mercado total e ocupa o quarto  lugar, assim como a Honda, sétima no total e sexta na lista das que mais vendem para pessoas físicas.

Também é diferente o ranking de vendas por modelo se consideradas as duas modalidades de venda. No atacado, os cinco primeiros colocados são Chevrolet Onix, Renault Sandero, Ford Ka, Volkswagen Gol e Fiat Uno. No varejo, o Onix também lidera, mas é seguido pelo Hyundai HB20,  Ford Ka, Chevrolet Prisma e Honda HR-V.


Foto: Divulgação/Empresa

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!