Motorista acelera e para o veículo apenas com um pedal

Por Redação

Novidades tecnológicas não param de surgir no universo automotivo.  A última foi anunciada pela Nissan e terá como primeira vitrine comercial  a nova geração do Nissan Leaf . O modelo elétrico, cujo lançamento mundial está previsto para setembro,  será equipado com o que a montadora batizou de e-Pedal e que, afirma a empresa, é uma solução “revolucionária que transformará a maneira como dirigimos”.

Com a tecnologia, basta ao motorista apertar um botão para que o acelerador do veículo torne-se o e-Pedal e acelere, reduza a velocidade e até pare completamente sem utilizar o pedal do freio. A Nissan garante que o sistema permite parar o veículo até mesmo em rampas, mantê-lo imóvel em aclives ou declives  e colocá-lo novamente em movimento com um pedal somente.

O e-Pedal, calcula a fabricante japonesa, concentra 90% das ações do motorista e torna o ato de dirigir muito mais simples. “Ao enfrentar percursos mais longos ou situações de trânsito congestionado, os motoristas poderão reduzir consideravelmente a necessidade de acionar mais de um pedal”,  afirma a empresa, que contabiliza 277 mil unidades do Leaf vendidas até hoje em todos os mercados, o que o coloca como o carro elétrico mais vendido no mundo.

 


Foto/ Ilustração: Divulgação/Nissan

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!