Operadoras do transporte urbano de passageiros de Recife e Olinda e a Viação Cometa renovam parte de suas frotas

Por Redação

O segmento de ônibus, como o de caminhões, ainda enfrenta acentuada queda nas vendas de veículos, no acumulado do primeiro semestre os negócios ainda estão 13,8% menores em relação ao mesmo período do ano passado, 4.896 contra 5.683 unidades, respectivamente. A conta-gotas, no entanto, a necessidade de renovar frota faz o mercado se movimentar, como os ônibus da Marcopolo que seguem para Pernambuco e os da Mercedes-Benz para a Viação Cometa.

As operadoras do sistema de transporte urbano de Pernambuco, Empresa Metropolitana e Rodoviária Caxangá, negociaram lote de 135 ônibus modelo Torino, da Marcopolo, para atuarem nas cidades de Recife e Olinda. Juntas as companhias somam perto de 700 ônibus, todos da fabricante de Caxias do Sul (RS).

Indicado para a aplicação de transporte urbano de passageiros, os Torino serão encarroçados com chassi Mercedes-Benz OF 1721. O modelo possui capacidade para 40 passageiros sentados e serão configurados com três portas de acesso, elevador para pessoas com mobilidade reduzida na porta central e espaço para exclusivo para cadeirante. Os veículos também serão entregues preparados para receber câmeras, sistema de biometria e GPS. No interior, as poltronas serão do tipo City, estofadas e de encosto alto.

Também a Viação Cometa, empresa de transporte rodoviário de passageiros, decidiu renovar parte de sua frota de 650 ônibus. A companhia adquiriu 54 chassis dos modelos O 500 RSD 6×2 e RS 4×2. Os veículos atuarão em viagens de curtas, médias e longas distâncias a partir de setembro, nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná.

De acordo com a Mercedes-Benz, 95% dos ônibus da Viação Cometa são montados com chassi da fabricante de São Bernardo do Campo (SP). Os chassis agora adquiridos possuem programa eletrônico de estabilidade, sistema eletrônico de freio a disco (EBS) e suspensão pneumática controlada eletronicamente (ECAS). Os veículos também seguiram para a Viação Cometa com rodas de alumínio e caixa de transmissão automatizada PowerShift GO-240 de 8 marchas com retarder.


Fotos: Mercedes-Benz e Edison de Oliveira

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!