Por Redação

O Volare elétrico, que a fabricante de Caxias do Sul, RS, desenvolveu em parceria com a Byd, empresa líder mundial no desenvolvimento de powertrain para veículos elétricos, já pode ser solicitado na rede de concessionárias da marca. O modelo, destinado ao uso em centros urbanos, atualmente está sendo testado em Santos, SP, pela Viação Piracicabana, na linha 20, que liga o bairro do Gonzaga ao centro da cidade.

Com motorização 100% elétrica e já devidamente homologado, o novo Volare, segundo a fabricante, é único em sua categoria em todo o mundo, pois tem comprimento e peso reduzidos e oferece piso baixo, suspensão pneumática e zero emissão de poluentes. Foi projetado para oferecer maior espaço interno, com a configuração das baterias e do powertrain em posição que proporcionam o máximo de eficiência, redução de custos operacionais e de peso total – um dos grandes desafios dos veículos elétricos para o transporte de passageiro.

A engenharia da Volare desenvolveu o veículo de acordo com cálculos estruturais para que o powertrain BYD se ajustasse à carroceria, com as baterias no teto e na traseira. Outro diferencial é que a recarga total poderá ser feita em apenas três horas.

O novo veículo tem 9.150 mm de comprimento, 3.380 mm de altura e 2.360 mm de largura, com piso baixo, motores nas rodas traseiras e capacidade para cerca de 45 passageiros, sendo 20 sentados e 25 em pé. Com dois motores Byd de 90 kW de potência e 450 Nm de torque máximo, o modelo conta ainda com sistema de regeneração da energia da frenagem.


Foto: Divulgação/Volare/Julio Soares

Alzira Rodrigues
ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!