Por Redação

Precisamente no dia 24 passado saiu da linha de montagem de Wolfsburg, Alemanha, aquele que é reconhecido oficialmente pela Volkswagen como seu veículo número 150 milhões. O marco engloba tudo que a empresa produziu ao longo de mais de oitenta anos em todas as mais de meia centena de fábricas que possui em quatorze países.

O modelo escolhido pela montadora para representar a marca histórica foi um Golf GTE azul. A Volkswagen produz hoje mais de sessenta modelos vendidos em todos os continentes.

Esse número crescerá em breve. Só neste ano a empresa está lançando dez novos produtos. Um forte ofensiva no campo dos híbridos e elétricos está prevista até o fim da década. Tanto que a VW projeta que a frota circulante desses produtos com a sua logomarca seja da ordem de 1 milhão de unidades já em 2025.

A montadora alemã começou a produzir em série oficialmente em 27 de dezembro de 1945. O primeiro modelo foi o Käfer Tipo 1, que deu origem ao Fusca, carro cuja produção mundial bateu nos 21,5 milhões de veículos. A última unidade foi fabricada no México em 2003.

O icônico besouro, no entanto, perdeu o posto de carro mais vendido da empresa para o próprio Golf. Há exatos dez anos o hatch superou 25 milhões de unidades fabricadas e hoje, em sua sétima geração, já está na casa dos 34 milhões.

Passat, com mais de 20 milhões, Jetta, que ultrapassou 19,5 milhões, e Polo, com cerca de 17 milhões fabricadas são outras referências no universo da Volkswagen, que só em Wolfsburg montou mais de 44  milhões de veículos em 72 anos.


Foto: Divulgação/ VW

George Guimarães
ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!