Não há uma só semana em que a indústria automotiva  não se esforce para demonstrar os avanços que vem obtendo no desenvolvimento de veículos autônomos, suas vantagens, segurança e potencial econômico. A última iniciativa nesse sentido é da Ford.

A montadora acaba de revelar que estabeleceu parceria com a Domino’s Pizza para entender o papel que os veículos autônomos poderão desempenhar no setor de entregas. Os testes , numa primeira etapa, ficarão rfestritos à cidade Ann Arbor, nas cercanias de Detroit, Estados Unidos.

Carros da marca farão a entrega das pizzas nos domicílios dos consumidores. A ideia é  verificar a eficiência do serviço e, especialmente, identificar como os clientes reagirão ao receber a encomenda sem qualquer humano envolvido no transporte depois do despacho inicial.

A experiência com a Domino´s, além de naturalmente fazer parte do desenvolvimento da tecnologia, servirá também para que a montadora identifique  oportunidades de negócios para os veículos autônomos que pretende começar a produzir comercialmente a partir de 2021.

Sherif Marakby, vice-presidente de Veículos Autônomos e Elétricos da Ford, diz que os testes podem sinalizar como se dará, também, o serviço de transporte de pessoas e não só de produtos.

Nas próximas semanas clientes da parceira residentes em Ann Arbor serão selecionados aleatoriamente para receber suas pizzas em um Ford Fusion Hybrid autônomo. Inicialmente, um engenheiro da área de segurança da montadora e pesquisadores estarão no veículo.

As pessoas escolhidas poderão rastrear o veículo pelo GPS e, quando ele estiver próximo do endereço de entrega, receberão mensagem de textono celular e um código para desbloquear o compartimento aquecido no carro e retirar a pizza.

“Queremos saber o que as pessoas pensam sobre esse tipo de entrega”, diz Russell Weiner, presidente da Domino’s nos Estados Unidos. “A maioria das nossas perguntas são sobre os metros finais. Por exemplo: como os clientes reagirão ao sair de casa para receber seu pedido e se fará diferença se o carro estiver estacionado na garagem ou no meio-fio. O objetivo é, algum dia, tornar a entrega com carros autônomos o mais simples e amigável possível.”

A Ford já tem algumas referências, no entanto. Testes semelhantes já foram realizados na Mcity, cidade simulada de pesquisa no campus da Universidade de Michigan, também em Ann Arbor.


Fotos: Divulgação/Ford

George Guimarães
ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!