Por Redação

A Anfir, Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários,  entidade que congrega mais de 150 empresas nacionais, renovou acordo com a Apex-Brasil, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos,  para incentivo e desenvolvimento das exportações do setor. A parceria, a segunda entre as entidades, tem prazo de um ano.

A indústria brasileira exportou 2.426 implementos de janeiro a agosto, contra 2.547 no mesmo período do ano passado, recuo de 4,7%. “A renovação do acordo com a Apex-Brasil deverá trazer mais dinamismo aos esforços de internacionalização da indústria”, pondera Mario Rinaldi, diretor executivo da Anfir.

A primeira ação da parceria nesta nova fase será uma rodada de negócios com importadores latino-americanos durante a Fenatran 2017, que acontece de 16 a 20 de outubro no São Paulo Expo, centro de convenções e feiras na Zona Sul de São Paulo.

Mercado interno — Se os embarques ainda estão com desempenho negativo em 2017, as vendas ao mercado interno têm curva ainda mais declinante. No acumulado até setembro, foram emplacados somente 41,6 mil implementos, 13% menos do que nos nove primeiros meses de 2016.

Porém, dos quinze segmentos de reboques e semirreboques,  cinco — basculante, baú carga geral, dolly, baú lonado e tanque carbono — já apresentaram variação positiva no período.

“Esse indicativo corrobora a impressão de que o setor está na rota de recuperação, lenta mas sem oscilações para baixo”, diz Alcides Braga, presidente da Anfir ANFIR-Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários.


Fotos: Divulgação

George Guimarães
ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!