Por Alzira Rodrigues

A FCA, Fiat Chrysler Automobiles, aproveitou os incentivos do Inovar-Auto para investir R$ 18 milhões na criação de um Centro de Simulação de Dinâmica Veicular, o SIM Center, que além de contribuir para melhorar a qualidade dos veículos reduz o tempo e os custos com desenvolvimento. De acordo com a empresa, é a tecnologia mais avançada disponível na América Latina e seu objetivo é gerar inovações e pesquisas com foco na segurança de veículos, pessoas e sistemas viários.

O projeto teve apoio do BNDES e foi desenvolvido em parceria com a PUC Minas, que sedia o SIMCenter, inaugurado na quarta-feira, 18, em Belo Horizonte, MG. O novo centro, segundo Leandro Quadros, diretor-adjunto de Engenharia Chassis da FCA, possibilita uma imersão total do motorista com o máximo de realismo da sensação de dirigir.

“Seja dentro de um Jeep Renegade ou qualquer outro veículo, o piloto pode ser teletransportado para qualquer circuito do mundo, como o campo de provas da FCA em Balocco na Itália, em um dia de neve. Dá para andar em uma estrada mesmo antes dela existir”, comenta Quadros, destacando que o projeto surgiu em função do Inovar-Auto e levou mais de dois anos para ser concretizado. É o primeiro simulador do gênero da FCA no mundo e, de acordo com Quadros, a fabricante ganha tempo no desenvolvimento e melhorias em qualidade dos produtos. “Várias soluções técnicas e sistemas de segurança ativa e de auxílio aos condutores serão desenvolvidos no SIMCenter”, declara.

O sistema é formado por uma plataforma que realiza todos os movimentos de um veículo real através de nove atuadores, um cockpit equipado com sistema de áudio que reproduz os sons do motor e as reações dos pneus com o piso, e uma tela curva com ângulo de visão de 230°. Os movimentos do cockpit são integrados às imagens da tela e alinhados com os comandos realizados pelo motorista, guiados em tempo real pelos instrumentos da sala de controle.

Por meio das simulações, explica Quadros, é possível definir as características técnicas e funcionais de cada componente do veículo que determinam a sua dinâmica, como os amortecedores, molas, pneus, direção, freios e barras estabilizadoras: “Após serem definidas nas simulações, essas características tornam-se especificações técnicas para a construção de peças físicas que irão compor o veículo. Não é preciso mais esperar a construção de um protótipo para testá-lo”.


Foto: Divulgação/FCA

Alzira Rodrigues
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