São Paulo ganhou um endereço inédito dedicado à história do jornalismo automotivo. O Miau, Museu da Imprensa Automotiva, projeto do jornalista especializado Marcos Rozen, abriu portas ao público na terça-feira, 24, e promete ser mais um espaço de eventos e encontros de profissionais e amantes do tema automóvel.

Ao longo de mais de três anos, Rozen reuniu mais de 10 mil itens do universo automotivo, especialmente o material de divulgação de lançamentos da indústria. Estão lá, por exemplo, o conjunto de fotos e textos usados pela Fiat no lançamento do Fiat 147, bem como a máquina de escrever Valentine ofertada aos convidados do evento. “É uma peça rara”, lembra o jornalista. “A máquina já foi considera inovadora pelo seu design, inclusive com prêmio.”

O acervo, no entanto, traz outras raridades, como coleções de revistas pioneiras na cobertura da área, centenas de fotos e outras centenas de objetos, das miniaturas às canetas passando por credenciais, pôsteres e livros.

Segundo Rozen, além dos itens permanentes expostos e material aberto à consulta, o Miau promoverá exposições temporárias. Para inaugurar o espaço, visitante poderá ficar sabendo de tudo a respeito do Chevrolet Opala, modelo prestes a virar um cinquentão desde que ganhou as ruas brasileiras, em 1968. Na mostra, estão dispostos os testes realizados, o material publicitário da época e um exemplar do modelo em perfeito estado, que serve de poltrona para sessões de filmes comerciais.

O Miau tem dois pavimentos de exposição e funciona em um amplo imóvel com cara de loft que também dá espaço para um agradável café na Rua Marcelina, 108, na Vila Romana, em São Paulo. Funciona de quarta-feira a sábado, das 11h às 19h e aos domingos das 11h às 17h. O ingresso custa R$ 15 e o telefone para mais informações é o (11) 98815-7467.


Foto: Marcos Rozen

Décio Costa