Por Redação

Com o objetivo de divulgar os carros híbridos no País, a Toyota inaugura nesta quinta-feira, 26, sua Hybrid House, no Parque Villa Lobos, em São Paulo. O estande de 100 m², segundo a montadora, é voltado a todos que queiram conhecer mais sobre a tecnologia, podendo inclusive fazer test drive com o Toyota Prius. O evento vai até 9 de novembro na capital paulista e depois segue para o Rio de Janeiro.

Os veículos híbridos e elétricos ainda têm demanda extremamente baixa no País. Mas gradualmente têm conquistado novos consumidores. As vendas desse tipo de veículos atingiram 2.463 unidades nos primeiros nove meses deste ano, mais do que o dobro do total de 1.091 unidades do mesmo período do ano passado. Um dos problemas é o preço desses veículos, bem mais caro em relação aos similares flex ou a gasolina. Há grande expectativa no setor de que o Rota 2030, novo programa automotivo brasileiro, traga algum tipo de incentivo para esses veículos, como impostos mais baixos, que venham a contribuir para aumento da demanda.

A Hybrid House, que tem  funcionamento diário e entrada gratuita, coloca à disposição do público óculos de realidade mista, uma calculadora que compara o consumo de combustível e a quantidade de CO2 emitido na atmosfera por um veículo convencional e por um híbrido e bicicletas que geram energia, entre outros itens.

O Prius, da Toyota, é o carro híbrido mais vendido no mundo, com mais de 6,1 milhões de emplacamentos registrados. Ele é considerado pelo Inmetro o carro mais eficiente do Brasil, uma vez que emite cerca de 40% menos CO2 comparado a um veículo convencional. A economia de combustível do Prius, de acordo com a montadora, é de até 52% na cidade e 42% na estrada quando confrontada com um modelo de mesmo porte movido somente à gasolina.

A tecnologia híbrida é considerada como o primeiro passo rumo aos veículos elétricos com zero emissão de carbono, pois combina dois motores diferentes para gerar movimento – um a combustão e outro elétrico. Porém, no híbrido o motor elétrico não é carregado na tomada por eletricidade convencional. Ele funciona como um gerador, que capta a energia produzida pela desaceleração e a transforma em energia elétrica, que por sua vez fica armazenada em uma bateria.


Serviço – Toyota Hybrid House
Local: Parque Villa Lobos – Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 2001 – Alto de Pinheiros, São Paulo – SP (acesso pela entrada principal do Parque
Data: de 26/10 a 09/11
Horário: das 8h às 16h de segunda a sexta-feira e das 9h às 17h aos sábados e domingos
Estacionamento gerenciado pelo Parque: R$ 5,00 por até duas horas
Entrada gratuita


Foto: Divulgação/Toyota

Alzira Rodrigues
ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!