Por George Guimarães

A BMW Motorrad  tem ao menos duas grandes atrações no Salão Duas Rodas 2017: uma é nacional e outra, importada. A primeira, a G310 GS, é a, digamos, mais palpável para os admiradores da fabricante alemã, já um seleto extrato do mercado brasileiro, com potencial para consumir produtos premium.

A G310 GS, porém, só deverá chegar à rede de concessionárias BMW no primeiro semestre do ano que vem, quando começa a ser efetivamente fabricada em ritmo comercial  na planta da BMW em Manaus (AM). Da unidade, inaugurada há pouco mais de um ano, sai a maioria dos modelos vendidos pela empresa no mercado interno.

Com a chegada da GS, a segunda da marca abaixo de 500 cc, serão dez os modelos fabricados localmente. A BMW investiu  € 10,5 milhões na unidade produtiva, a primeira fora da Alemanha integralmente dedicada ao segmento de duas rodas. Numa primeira etapa, pode produzir 10 mil unidades em um turno de trabalho.

Apesar do  mercado aquém do esperado este ano, Helder Boavida, presidente do Grupo BMW no Brasil, sem especificar números, assegura que  a nova operação tem crescido seu ritmo de produção como o programado. “Estamos em uma cadência de produção segura.  Não vamos ter pressa, o ritmo agora é o ideal”, diz o executivo, que, mais uma vez sem revelar porcentagem, diz que a marca deve crescer  sua vendas em 2018.

A BMW detém  atualmente 20% do mercado de motos acima dos 500 cc no Brasil. A G310 GS, portanto, ajudará a montadora em uma faixa abaixo, onde hoje a marca tem apenas a representação da G 310 R, lançada este ano e vendida por R$ 21.900,00, a mais barata moto da linha. Não por coincidência, a GS adota o mesmo motor monocilíndrico de 313 cc presente na R e, naturalmente, deverá ser a segunda moto mais em conta da BMW.

Para bem poucos — A outra grande atração é para bem poucos consumidores,  serve mais como chamariz da montadora para seu estande. A superesportiva de competição BMW HP4 RACE tem produção mundial limitada a exíguas 750 unidades e somente cinco delas estão destinadas para abastados brasileiros. Sim, porque para ter uma o consumidor daqui deverá desembolsar nada menos do que R$ 490 mil reais.

A HP4 RACE é fabricada quase artesanalmente em Berlim, na Alemanha. Seu quadro principal é confeccionado  em fibra de carbono e o motor de quatro cilindros e 999 cc gera 215 cv.


Fotos: Divulgação/BMW

George Guimarães
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