Joel Leite

O aumento de peso do carro causado pela blindagem é um mito que precisa ser defeito. “Não são 150 quilos que  inviabilizarão carro”, diz Claudio Marmo Conte, diretor de vendas e marketing da BSS Blindagens, responsável por 30% do segmento de luxo, sobre o peso que a manta de aramida instalada em todo o habitáculo do veículo adiciona.

Mas não  compromete o desempenho do carro? Conte argumenta que dois passageiros já pesam mais do que isso e um carro médio-grande pesa em torno de 1,5 tonelada, ou seja, a blidangem representara apenas 10% disso.

A BSS já blindou 10 mil veículos em dez anos de mercado, a maioria em São Paulo. O Estado é líder com 12,1 mil blindagens em 2016, seguido do Rio de Janeiro, 2,9 mil,  Ceará, 1,3 mil, Minas Gerais, 492, e Rio Grande do Sul, 420.

• KBB é a nova tabela de carros

Um novo conceito de tabela de preços de carros é a novidade apresentada pela KBB. Os preços indicados no site kbb.com.br são baseados na cotação do mercado, valores sugeridos e validados pela equipe de analistas. A empresa considera variações que vão muito além da cotação numérica: são levados em conta itens como a cor do carro e a relevância que ela tem em cada modelo, o local onde o carro é vendido, os opcionais e o momento do negócio. A tabela tem preço de vendedor para vendedor, vendedor para particular e particular para particular. O preço é apresentado em três áreas: branca, verde e vermelha, sendo que os preços indicados na zona branca (abaixo) e na vermelha (acima) estão fora da média. O preço na faixa verde é indicativo de que o consumidor está fazendo um bom negócio.

• Motos de alta cilindradas são os destaques do Salão

O 14º Salão Duas Rodas se encerra neste fim de semana em São Paulo com público previsto de 250 mil pessoas. Oitavo produtor mundial, o Brasil fabrica cerca de 900 mil motocicletas por ano e tem  frota de 25 milhões de motos, mas vive um momento de dificuldades. O salão reflete esse quadro: as maiores atrações estão no segmento das motos mais potentes, faixa de mercado que sofre menos com a crise.

• Chery é da CAOA

A parceria da CAOA com a Chery deve reverter em muitas novidades. A Chery é a maior montadora independente da China e está presente em mais de oitenta países, com produção em treze. No Brasil, vende menos do que 400 carros por mês, com 0,5% de participação. Com a parceria, a situação da marca deve mudar radicalmente a partir do ano que vem.

• Bateria Samsung tem maior autonomia

Enquanto montadoras como Toyota, Tesla e Nissan investem na evolução da mobilidade elétrica é a Sansung que apresenta a mais ousada proposta de capacidade energética e autonomia: a empresa vai apresentar no Salão de Detroit, em janeiro, uma bateria com autonomia de 600 quilômetros para carro elétrico e prevê sua produção comercial  em 2021.

* Joel Leite é jornalista, palestrante e criador da Agência AutoInforme, agência especializada no setor automotivo

 

George Guimarães
ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!