Por George Guimarães

O Chevrolet Onix parece não sentir o peso da idade quando se refere ao desempenho de vendas. Afinal, mesmo já ingressando em seu quinto ano de mercado, o hatch da General Motors segue batendo recordes depois de recordes e fechará pela terceira vez o ano como o carro mais vendido do Brasil, mesmo sem atualização drástica no seu visual desde que foi apresentado em 2012.

O último resultado suplantado pelo modelo, foi o de vendas mensais. Em novembro, foram licenciadas 18,6 mil unidades do Onix, mais da metade do total negociado pela empresa, que registrou 37,4 mil emplacamentos e 18,9% de participação em automóveis e comerciais leves.

Ao longo de 2017 já foram negociadas 171,1 mil unidades do hatch da Chevrolet, que está mais do que folgado na ponta das vendas. A diferença para o segundo colocado, o Hyundai HB20, é de nada menos do que 74,4 mil unidades, ou vantagem de quase nove meses de vendas se considerada a média mensal do modelo da Hyundai.

Com esses números de seu principal produto e mais o bom desempenho de modelos como o sedã compacto Prisma, com 6 mil unidades vendidas em novembro e mais de 63,2 mil no ano, o que lhe garante a sexta posição entre os modelos mais vendidos no País, a General Motors fechará 2017 mais uma vez na liderança e com margem de sobra.

Nos onze primeiros meses foram licenciados 356,7 mil automóveis e comerciais leves Chevrolet, equivalentes a 18,1% do mercado interno. A segunda marca mais vendida, a Fiat,  teve 13,4% de participação, quase cinco pontos porcentuais a menos.

A diferença em unidades deixa ainda mais explícita o verdadeiro passeio da General Motors em 2017: são 92 mil veículos a mais. Para se ter idéia do que isso representa: a Jeep, nona marca mais negociada e também pertencente à FCA, grupo da Fiat, vendeu 79,7 mil veículos no período.

Novembro foi o 26º mês consecutivo da GM na liderança do mercado. A montadora também comemora o fato de ser a marca, entre as de maior presença, que mais cresceu em participação em 2017. Enquanto a evolução do mercado brasileiro ficou em 10% no acumulado de janeiro a novembro, a Chevrolet registrou 15,6% de crescimento.


Foto: Divulgação/ Chevrolet

George Guimarães
Últimos posts por George Guimarães (exibir todos)
ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!