Por Joel Leite*

Imposto menor significa que seu carro desvalorizou mais

Tem gente comemorando a “queda” do valor do IPVA. Pura ilusão: foi o seu carro que perdeu valor. O IPVA é um percentual sobre o valor do veículo, que permanece o mesmo:

4,0% para carros de passeio e picape, com motor flex e a gasolina;

2,0% para motos e ônibus;

1% para caminhão e trator;

1,5% para carro movido a gás;

0,5% para carro elétrico.

A alíquota é a mesma, mas o carro perde valor de um ano para o outro, por isso é que você vai pagar menos. Segundo dados da FIPE, tabela referência dos preços em São Paulo, o preço dos usados caiu 3,5%. Isso na média: se o seu carro perdeu mais valor, você vai pagar menos; se eventualmente o seu carro valorizou, vai pagar mais caro. Quer dizer: você não tem vantagem em nenhum dos casos.

Mais um ano fraco em venda de motos

Com 882.876 unidades, o setor de motos encerrou 2017 no mesmo patamar do que no ano anterior (houve uma queda residual de 0,5%). Foi um resultado desfavorável para os fabricantes. Mas houve um crescimento vigoroso no último trimestre, o que indica que o setor se recuperou, mas não a tempo de fechar o ano em alta. A queda dos juros e o acesso ao crédito também devem estimular as vendas este ano. É o que esperam os fabricantes.

 Os cinco carros mais vendidos

Além do líder Corolla, a Toyota colocou mais um modelo na lista dos Top Five, o RAV4, quinto mais vendido no mundo. Completam a lista a picape Ford Série S (2ª colocada), Golf (3º) e Honda Civic (4º).

 Honda lança assistência de caminhada

Se a proposta é oferecer soluções para a mobilidade, uma montadora não pode se limitar aos veículos automotores. Assim é que a Honda criou um dispositivo que auxilia, treina e reabilita pessoas com dificuldades de locomoção.      A Honda já comercializa o sistema desde 2015 no Japão e agora certificou o sistema para a venda na Europa.

Carro neutro de emissões

O carro elétrico alemão Street Scooter é o primeiro no mundo neutro de emissões. Mas o carro elétrico já não é emissão zero? Sim, mas o carro como um todo não está isento de emissões de partículas poluentes, ele libera partículas pela abrasão da estrada, pelo desgaste dos pneus, pelas frenagens. O Street Scooter tem um filtro desenvolvido pela Mann + Hummel que elimina completamente as partículas de pó. A DHL já comprou cinco mil veículos neutros de emissões.

 Oficina Box

Está surgindo em São Paulo um modelo de oficina rápida, para prestação de pequenos serviços, como risco na pintura, amassado, reparo na roda, no para-choques. O objetivo é aproveitar o tempo do dono do carro: ele deixa o carro de manhã e pega à tarde. É uma franquia da empresa Chips Away.

 Volvo quer eliminar impacto ambiental

A fábrica da Volvo Cars na Suécia, iniciou 2018 com a neutralização dos impactos ao clima, passando a usar um sistema de aquecimento renovável. Trata-se da primeira fábrica com produção climatizada a realizar o procedimento. O aquecimento da fábrica é gerado a partir de incineração de resíduos, biomassa e biocombustíveis. A meta da empresa é neutralizar as emissões de todas as suas operações no mundo até 2025.

Um Volare exclusivo para a Guatemala

A Volare, fabricante de Caxias do Sul (RS), produziu um veículo exclusivo para uma empresa de turismo da Guatemala, uma versão do mini-ônibus V8L com capacidade de carga de 5 m³ e 18 passageiros. O veículo tem poltronas do tipo executiva e motor  Cummins ISF 3.8 com 152 cv de potência.

*Joel Leite é jornalista, palestrante e criador da Agência AutoInforme, agência especializada no setor automotivo

 


 Foto: Staboslaw/Pixabay

Décio Costa
ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!