Por Alzira Rodrigues

Com a participação do presidente da República Argentina, Mauricio Macri, a FCA, Fiat Chrysler Automobiles, promoveu na quarta-feira, 7, evento de lançamento do sedã Fiat Cronos na fábrica de Córdoba, onde o modelo é produzido. Com motor flex e disponível em quatro versões – drive 1.3 MT, Drive 1.3 GSR, Precision 1.8 MT e Precision 1.8 AT6 –, o sedã chega na rede Fiat da Argentina já na próxima semana e na brasileira no final deste mês.

A capacidade de produção do Cronos na fábrica argentina será de 120 mil unidades anuais, das quais dois terços serão exportados — “boa parte para o Brasil”, segundo o presidente da FCA para a América Latina, Stefan Ketter. O executivo destacou no lançamento a importância da Fiat no processo de industrialização da Argentina:

Macri e Ketter: mais fornecedores locais.

“No próximo ano completaremos 100 anos de atividades na Argentina. E estamos investindo em modernização da fábrica, desenvolvimento de novos fornecedores, capacitação profissional e em um novo produto que chega para revolucionar o mercado de sedãs na América Latina”.

A planta recebeu recursos de US$ 500 milhões e os fornecedores fizeram investimentos adicionais que somaram US$ 110 milhões, principalmente destinados à modernização e implantação de novas fábricas. Segundo Ketter, o Cronos tem 53% de conteúdo local e 90% de conteúdo do Mercosul.

São setenta fornecedores argentinos envolvidos no projeto, sessenta deles operando em Córdoba. “Trouxemos quatro novos empresas para a Argentina. São parceiros na nossa fábrica da Jeep em Pernambuco que decidiram nos acompanhar nesta nova empreitada”, diz o  presidente da FCa, que admite que o Cronos poderá ser exportado para outros potenciais mercados fora da América Latina, constituindo-se em “elemento importante da estratégia de expansão comercial da  empresa na região”.

O carro – A Fiat destaca a sofisticação tecnológica do seu novo sedã, tanto em itens de conforto e segurança como em seu conjunto mecânico. Ele tem duas opções de motorização flex – 1.3 Firefly e 1.8 E.torQ EVO – e três de transmissão – manual, GSR Comfort automatizada e automática de 6 marchas.

No quesito segurança, o novo sedã da Fiat oferece airbags laterais, controle eletrônico de estabilidade, controle de tração,  auxílio de partida em rampa e sistema Isofix de fixação para cadeirinhas infantis. Dentre outros itens disponíveis na linha, estão ainda sensor de pressão dos pneus – presente em todas as versões –,  quadro de instrumentos com display digital de 7 polegadas em alta definição e o sistema Start&Stop para economia de combustível.

O modelo oferece ainda a partida por botão sem chave, espelhos retrovisores externos com rebatimento elétrico, tilt down e puddle lamps (luzes de cortesia que iluminam o piso à frente das portas), sensores de chuva, crepuscular e ofuscamento, ar-condicionado automático digital, câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro, direção elétrica e o sistema de partida a frio sem tanquinho.

O Fiat Cronos conta com garantia de três anos sem limite de quilometragem, período que pode ser estendido por meio do MVP, Mopar Vehicle Protection, disponível com a opção de diluição de seu valor nas parcelas do plano de financiamento do veículo.

O MVP também oferece, entre outros, os programas Revisão Sob Medida, com visitas previamente programadas e com preços fixos, Serviços de Conveniência, que contemplam as atividades mais comuns realizadas ao longo da vida de um veículo, como troca de óleo, alinhamento e balanceamento, e ainda a Assistência 24 Horas, com cinco modalidades disponíveis que complementam ou estendem a assistência básica Confiat.


Fotos: Divulgação/Fiat

Alzira Rodrigues
ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!