Por Redação | autoindustria@autoindustria.com.br

Há apenas cinco anos, parecia coisa muito distante ainda, mas muito mesmo. Mas o hábito de pedir um carro autônomo por meio de um aplicativo, entrar nele, ler um livro, ver um video ou até dormir enquanto o veículo o leva para o destino predeterminado deixará de ser ficção científica no mês que vem. Experimentalmente ainda, mas já uma realidade.

Dia e local estão definidos: 5 de março em Ninato Mirai,  distrito de Yokohama, Japão. Lá a Nissan e a parceira DeNA iniciarão os testes do serviço de mobilidade autônoma Easy Ride em via pública.

Por ele, qualquer pessoa poderá solicitar um veículo autônomo para se deslocar  por cerca de 4,5 km na região localizada entre a sede mundial da montadora e o shopping center Yokohama World Porters.

Toda a operação será ainda monitorada remotamente por técnicos das duas empresas instalados em uma central de controle.

 

 

Bastará ao usuário, em várias línguas, informar ao aplicativo, por meio de voz ou texto (veja o vídeo), para onde deseja ir dentre os centenas de destinos pré-registrados na região inicialmente escolhida para o período de testes.

A lista é farta — algo como quinhentos pontos —  e exibida também em uma tela de tablet dentro do veículo. Há opções como lugares de interesse e eventos nas proximidades, informa a Nissan. O cliente ainda poderá fazer downloads no smartphone de cupons de descontos de quarenta lojas e restaurantes  localizados  nos arredores.

O único preço a pagar pelos usuários, por enquanto, é o preenchimento de um questionário sobre o serviço e  o valor que estaria disposto a pagar por ele quando for efetivado.  Montadora e parceira utilizarão essas informações no desenvolvimento de um modelo de negócio definitivo que deve entrar em operação no início da próxima década.


Foto: Divulgação/ Nissan

George Guimarães
Últimos posts por George Guimarães (exibir todos)
ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!