Por Redação | autoindustria@autoindustria.com.br 

O novo projeto esportivo totalmente elétrico da Volkswagen já tem nome. É o I.D. R Pikes Peak, que competirá na prova Pikes Peak International Hill Climb, de subida de montanha, que ocorrerá dia 24 de junho, no Colorado (EUA), conforme revelou a montadora na segunda-feira, 19.

Com tração nas quatro rodas, o protótipo marcará a esportividade da família I.D. e é também o primeiro passo em uma colaboração mais próxima entre as divisões Volkswagen R e Volkswagen Motorsport.

Segundo a fabricante alemão, a produção das primeiras unidades da família I.D. está programada para começar no fim de 2019 em Zwickau, Alemanha. A ideia é oferecer mais de 20 carros totalmente elétricos até 2025.

“Queremos estar na vanguarda da eletromobilidade com a Volkswagen e a família I.D.”, explicou o membro do Board da Volkswagen responsável por desenvolvimento, Dr. Frank Welsch.

Na sua avaliação, competir na mais famosa prova de subida de montanha do mundo com o I.D. R Pikes Peak não só tem significado simbólico, mas também é um teste valioso para o desenvolvimento de carros elétricos.

A subida de montanha de Pikes Peak – também conhecida como Corrida para as Nuvens – tem sido realizada desde 1916 no Colorado, nas Montanhas Rochosas. Com 19,99 km de extensão, parte de 2.800 metros de altitude e atinge 4.300 metros no seu topo.

A Volkswagen participou de Pikes Peak em 1987 com um Golf de dois motores, que entregava potência de 652 cv.

“É a hora de estabelecer nossa marca”, afirma o diretor da Volkswagen Motorsport, Sven Smeets. “O I.D. R Pikes Peak representa um desafio extremamente excitante para nós, para demonstrar o que é possível realizar com um motor elétrico em esporte a motor. Toda a equipe por trás de nosso piloto Romain Dumas está muito motivada para estabelecer um novo recorde para carros elétricos.”

O recorde atual para a classe de protótipos elétricos é de 8:57,118 minutos e foi estabelecido em 2016 pelo neozelandês Rhys Millen.


Foto: Divulgação/VW

Alzira Rodrigues
ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!