Por George Guimarães | autoindustria@autoindustria.com.br

Em pouco mais de um mês será lançado oficialmente o UBus, aplicativo de transporte coletivo sob demanda. A plataforma, contudo, já está em fase de testes em São Bernardo do Campo (SP),  projeto-piloto com a SBCtrans, empresa que será também a primeira a adotar a tecnologia publicamente a partir de 28 de maio.

Num primeiro momento a SBCtrans terá o serviço para duas linhas percorridas por quatro vans que dispõem de  wi-fi, ar-condicionado, TV, carregadores de celular e água. O usuário escolhe seu destino final e o insere no aplicativo que será baixado gratuitamente no celular. Automaticamente, aparecerão as opções de rotas.

Escolhido o percurso e até mesmo o assento, a exemplo do que ocorre nos aviões, bastará autorizar a compra por meio de cartão de débito ou crédito pré-cadastrado na própria ferramenta, que em seguida gerará um QR Code para acesso aos veículos, dotados de leitores de códigos.

Freitas: previsão de 10 mil usuários no primeiro ano.

Não haverá pontos de parada. As vans pegarão os usuários em qualquer local no percurso da linha. O sistema avisará ao motorista onde está o cliente e, simultaneamente, o passageiro poderá acompanhar a aproximação do veículo em tempo real pelo mapa do aplicativo — exatamente como ocorre com serviços conhecidos como Uber ou 99.

O usuário será deixado no local mais perto, dentro da rota, de seu destino final ou de algum ponto para, se for o caso, acessar outro modal. Caso desista da viagem com até uma hora de antecedência, não haverá custo. Menos do que isso, será cobrada uma taxa.

Rodney Freitas, CEO do UBus, diz que os veículos utilizados e serviços dependerão do operador e das legislações municipais. Mas o aplicativo poderá ser adotado até mesmo, diz o executivo, para linhas e ônibus convencionais se a empresa de transportes desejar e obtiver autorização da autoridade pública.  Neste caso, o ganho para o cliente seria apenas de previsilidade e facilidade de pagamento, já que os pontos de paradas estariam definidos e os assentos não seriam reservados.

As tarifas dos veículos Ubus, por conta dessa diversidade de veículos e serviços, também variarão de empresa para empresa e até mesmo dentro de uma mesma linha. “O operador poderá, por exemplo, ter veículos diferenciados, com menos ou mais conforto, ou mesmo conceder um desconto em horário ou região de menor procura”, diz o executivo, idealizador do aplicativo e que espera ter 10 mil clientes em cinco municípios já no primeiro ano de operação.

Mais facilidades –  Outro conforto que os usuários têm no aplicativo é poder comprar viagens antecipadamente e até mesmo em lotes promocionais. “Um trabalhador que faz o mesmo percurso todos os dias pode adquirir as passagens da semana ou do mês de uma só vez, garantindo seu assento”, ilustra Freitas, que alerta que o usuário tem a opção de alterar o horário da viagem reservada ou mesmo se valer do chat do aplicativo para sugerir melhorias no serviço.

Do ponto de vista da empresa concessionária de transportes, os ganhos,  dentre outros, vão da racionalização do uso da frota ao aprimoramento das rotas em função da demanda. Se um veículo passa hoje por uma rua e a demanda maior está a duas quadras, a empresa poderia alterar o trajeto das vans ou mesmo discutir com a autoridade pública um novo percurso para os ônibus convencionais, por exemplo.


Fotos: Divulgação/UBus

 

George Guimarães
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