Por Redação | autoindustria@autoindustria.com.br

O Grupo PSA e a Nidec Leroy-Somer estão investindo € 220 milhões na criação da joint-venture Nidec-PSA emotors, dedicada ao design, desenvolvimento, fabricação e venda de motores elétricos. A nova empresa foi anunciada oficialmente nesta terça-feira, 22, pelo presidente mundial do Grupo PSA, Carlos Tavares, e o presidente e CEO da Nidec, Shigenobu Nagamori.

Esse investimento, segundo a PSA, vem reforçar a ofensiva de eletrificação do grupo, que oferecerá uma versão elétrica de todos os modelos das marcas Peugeot e Citroën até 2025.

Tal disposição foi comentada por Carlos Tavares em visita ao Brasil no mês passado. Segundo ele, qualquer fabricante de veículos que desejar se manter forte globalmente a partir da próxima década terá de desenvolver  — e controlar — tecnologias para o universo dos veículos híbridos e elétricos.

“A montadora que não detiver essas tecnologias ficará com o pires na mão. Só não vamos internalizar as células das baterias, pois não somos químicos”, brincou.

Leia mais

PSA cria divisão de veículos elétricos

Quarenta engenheiros já foram recrutados para trabalhar na sede da joint-venture em Carrières-sous-Poissy, perto de Paris. Até o fim do verão europeu, cerca de trinta engenheiros adicionais devem reforçar essa equipe, em uma área dedicada à Pesquisa & Desenvolvimento.

Eles serão responsáveis pela concepção dos novos motores elétricos que serão produzidos na fábrica de Trémery, na região de Moselle, na França, e equiparão os veículos mild-hybrids (MHEV), os híbridos recarregáveis (PHEV) e os veículos elétricos (EV).


Foto: Divulgação/PSA

Alzira Rodrigues
ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!