Com o objetivo de reduzir custos e aumentar a segurança dos veículos, a indústria da mobilidade avança na adoção de diferentes tecnologias, que aliam novos materiais e processos de aplicação. Discutir as principais tendências na área é a proposta do 11º Simpósio SAE Brasil de Novos Materiais e Aplicações na Mobilidade, que será realizado dias 5 e 6 de junho no IPT, Instituto de Pesquisas Tecnológicas, em São Paulo.

Referência no setor, o encontro reunirá especialistas de montadoras, sistemistas, autopeças e fornecedores de matérias-primas em programação de palestras, sessões de debates e cursos técnicos. Além disso, haverá mostra tecnológica, com diversos lançamentos em produtos e serviços para a indústria da mobilidade, bem como a exposição de veículos para a demonstração de novas tecnologias em materiais e processos de fabricação.

“Hoje as principais buscas da indústria são redução de custo e melhoria de segurança, que podem ser obtidas a partir do desenvolvimento de projetos mais robustos, com o emprego de aços avançados e outros materiais mais leves, como compósitos e ligas de alumínio. Tão importante quanto dispor desses novos materiais é dominar novos processos, que permitam aplicações eficientes nos veículos”, aponta o engenheiro Mauro Paraíso, chairperson do simpósio.

Esta edição contará com oito painéis, que abordarão novos materiais entre aços, ligas de alumínio e materiais poliméricos; bem como novos processos entre tecnologias de fabricação, blindagem, soldagem e união, com destaque para manufatura aditiva. Haverá também a realização do primeiro Painel de Compósito, encontro nacional focado em tecnologias de materiais compósitos para aplicações automotivas, com a participação de experts do Brasil e do Exterior.


 

Alzira Rodrigues
ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!