Por Redação | autoindustria@autoindustria.com.br

A Mercedes-Benz venceu licitação para fornecimento de 1.600 ônibus escolares para o programa Caminho da Escola, do Ministério da Educação. Os veículos a serem entregues, da chamada categoria ORE 2 (Ônibus Rural Escolar – Médio), poderão ser adquiridos por prefeituras e estados até abril do ano quem. Com o novo lote, a participação da fabricante no programa chega a 4.400 unidades, desde que foi criado, em 2007.

Todas as unidades do lote são baseadas no chassi LO 916 encarroçados pela Caio com capacidade para 44 crianças ou 30 adultos. Os veículos foram projetados especialmente para atuarem nas zonas rurais, com balanços dianteiro e traseiro curtos, bloqueio automático no diferencial e pneus de uso misto. No trem de força traz motor da família BR900 da marca, frequentemente utilizado em veículos para uso militar.

Com a crise dos últimos anos, o Caminho da Escola praticamente deixou de fazer novas licitações para a indústria de ônibus. O programa já se apresentou como importante motor para ocupar a capacidade das fabricantes de ônibus, chegando a participar com cerca de 60% das vendas totais de chassis.

O contrato atual do programa envolve 8.900 ônibus escolares. No início de maio, a MAN Latin America anunciou que venceu licitação para fornecimento de 3.400 unidades. Também participa com proposta a Iveco.

Leia mais

→Mercedes-Benz cresce 95% em ônibus

→MAN ganha licitação para 3.400 ônibus escolares

Atualmente estima-se que perto de 50.000 unidades de veículos do programa rodem pelo País, atendendo mais de 3 milhões de estudantes. Em recente apresentação da Mercedes-Benz, Walter Barbosa, diretor de vendas e marketing de ônibus da Mercedes-Benz, disse estimar um potencial de renovação da atual frota de 7% a 8%, o que representaria volume em torno de 2.500 a 3.000 unidades por ano.


Foto: Mercedes-Benz/Divulgação

Décio Costa
ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!