Por Joel Leite

Nunca foi tão fácil procurar um carro pra comprar: com a disseminação de sites e portais de classificados, o consumidor entra na internet, faz uma busca por marca, por modelo ou por faixa de preço, enfim, faz o filtro que lhe interessa e tem ali, em alguns segundos, o que aquele portal oferece.

Mas como no mundo digital as facilidades não têm limites, agora surgiu um portal que reúne as principais plataformas de classificados de veículos, facilitando ainda mais a procura.

É o Poupa Motors, que está entrando em operação nesses dias. Ele reúne um estoque virtual gigantesco: por meio do portal, o internauta pode acessar os estoques do Webmotors, Mercado Livre, OLX, do ICarros, do AutoLine, do Meu Carro Novo, além de outros portais de classificados. O volume de ofertas com esses parceiros passa de 2 milhões de veículos.

O projeto do Poupa Motors prevê uma grande campanha publicitária estrelada pelo apresentador Ratinho, que é sócio da empresa, e numa segunda etapa vai trabalhar também nos segmentos de peças de reposição e de serviços automobilísticos.

Poucos carros, muitas mortes

Nos Estados Unidos, 47 mil pessoas morrem por ano em consequência de acidentes de carro, a um custo social de R$ 56 bilhões.  No Brasil, o número de mortes é semelhante, mas a frota de veículos é menos da metade. Os Estados Unidos têm 797 carros para cada 1 mil habitantes enquanto o Brasil são 381 para cada mil, conforme dados de 2010.
O país com mais carros por habitante é San Marino: tem 1.263 carros para cada mil, é o único que tem mais de um carro por pessoa.  Togo, na Áfric,  é o país que tem proporcionalmente menos carros: apenas dois para cada 1 mil habitantes.

• Sem carro
“O sujeito não investe, não paga seguro, não paga IPVA, nem custos de manutenção. Não se preocupa com trânsito e estacionamento, anda de Uber e paga uma miséria. Pra que comprar carro?” (De um dirigente do setor automobilístico, preocupado com a tendência dos jovens de optarem por não ter carro próprio).

* Joel Leite é jornalista, palestrante e criador da Agência AutoInforme, agência especializada no setor automotivo

 

George Guimarães
ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!