Por Redação | autoindustria@autoindustria.com.br

A avalanche de movimentos direcionados para a esperada eletrificação da frota mundial de veículos na próxima década tem resultado, quase que semanalmente,  de novas empresas, start-ups, joint-ventures e parcerias de toda ordem.Corporações tradicionais não fogem à regra e também buscam mais e novas oportunidades para seus negócios nessa promissora e efervescente fronteira.

É o caso da Eaton. A empresa, que conta com mais de 96 mil funcionários em todo mundo e faturou globalmente US$ 19,7 bilhões em 2016, acaba de criar uma divisão específica para o segmento de eletrificação.

Segundo a Eaton, a eMobility, como foi batizada a nova unidade, “projetará, fabricará e comercializará soluções elétricas e híbridas para veículos de dentro e fora de estrada”. A ideia é ser “um dos maiores players do mercado global de conectividade e mobilidade veicular”,  afirmou em nota à imprensa.

E, a julgar pela dotação orçamentária, terá bastante fôlego para isso. A divisão espera investir pelo menos US$ 500 milhões em pesquisas e desenvolvimento de produtos e tecnologias nos próximos cinco anos.

No total, cerca de 1,2 mil profissionais estarão alocados na divisão, cuja sede será na cidade de Southfield, Michigan, nos Estados Unidos. A estrutura global, porém, contará  com centros de desenvolvimento também  na Ásia, Europa e Américas.

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Há mais de quinze anos a Eaton possui tecnologia híbrida aplicada em veículos comerciais vendidos em vários mercados mundiais. A empresa fornece, por exemplo, fusíveis de alta voltagem e de ação rápida para quase metade dos carros globais eletrificados.

Do faturamento do conglomerado em todo o mundo, perto de US$ 275 milhões já são provenientes de produtos voltados para o segmento, como carregadores on-board, inversores de frequência, conversores DC/DC, fusíveis de alta tensão e unidade de distribuição de energia de alta tensão.


Foto: Divulgação/Eaton