Por Redação | autoindustria@autoindustria.com.br

Problema antigo que ataca principalmente as crianças, o enjoo durante uma viagem, em especial nas estradas com muitas curvas, passou a fazer parte também da vida de muita gente que quer aproveitar o tempo em que está no automóvel para ler em smartphones ou tablets.

Foi pensando no conforto dos usuários que a Citroën desenvolveu o Seetroën, primeiros óculos desenvolvidos para eliminar o enjoo. O acessório, segundo a fabricante, funciona de acordo com um princípio simples: eles recriam a linha do horizonte por meio de um líquido colorido para resolver o conflito sensorial.

O produto, projetado a partir de uma solução desenvolvida originalmente para os marinheiros, utiliza a tecnologia Boarding RingTM, desenvolvida por uma startup francesa. Já patenteado e testado, o dispositivo tem uma taxa de eficiência de 95% e destina-se ao uso nos mais variados meios de transporte, dentre os quais carro, ônibus e avião.

Disponível inicialmente para o mercado europeu, os óculos podem ser adquiridos na loja online de lifestyle da marca (https://lifestyle.citroen.com/) pelo preço sugerido de € 99.

Chamado também de cinetose, o enjoo, de acordo com dados divulgados pela fabricante francesa, afeta cronicamente mais de 30 milhões de europeus e estima-se que uma em cada três pessoas desenvolva os sintomas pelo menos uma vez na vida.

A Citroën confiou o design do Seetroën ao 5.5, um estúdio de design coletivo parisiense. Os óculos devemser utilizados assim que aparecerem os primeiros sintomas. Entre 10 e 12 minutos depois, o dispositivo permite que a mente se ressincronize com o movimento percebido pelo ouvido interno, enquanto os olhos se mantem fixos em um objeto imóvel, como um smartphone ou um livro. “Daí é só retirá-lo e aproveitar o resto da viagem”, garante a Citroën.

Ideal para adultos e crianças a partir dos 10 anos, os óculos não são equipados com lentes e podem ser compartilhados pelos ocupantes do automóvel, além de permitir o uso, por cima, de óculos de grau. Veja o vídeo:

 


Foto: Divulgação/Citroën

Alzira Rodrigues
ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!