Empresa

Em cinco anos, produção do HB20 atinge 800 mil unidades

Modelo marcou o início das operações da Hyundai em Piracicaba, SP, em setembro de 2012

 

Por Redação

Desenvolvido especialmente para o mercado brasileiro, o Hyundai HB20 completa nesta quarta-feira, 20, cinco anos de produção local. Segundo automóvel mais vendido no País, atrás apenas do Chevrolet Onix, o modelo acumula 70,8 mil emplacamentos este ano e total de 800 mil unidades fabricadas desde setembro de 2012, quando começou a ser fabricado em Piracicaba, SP, dando início efetivo às operações da Hyundai no Brasil.

Operando em três turnos e próxima do limite de sua capacidade, a unidade industrial da marca coreana no interior paulista não tem como ampliar a produção do hatch, que passou a dividir espaço com sua versão sedã, o HB20S, em abril de 2013, na sequência com o HB20X, versão aventureira, e desde o início deste ano com o SUV Creta.

A empresa não descarta investimentos em ampliação ou mesmo na construção de nova fábrica, segundo revelou Angel Martinez, diretor-executivo de vendas, marketing e pós-venda da empresa, ao AutoIndústria em agosto, mas “decisões nesse sentido só quando houver crescimento consistente do mercado brasileiro”.

No acumulado de janeiro a agosto a Hyundai aparece como quarta colocada no ranking das marcas mais vendidas internamente, atrás da GM, Fiat e Volkswagen. Emplacou no período total de 130,5 mil veículos, com participação de 9,45%. A Ford vem na sequência com fatia de 9,3% e 128 mil unidades licenciadas.

A fábrica de Piracicaba iniciou atividades com produção anual de 150 mil unidades, em dois turnos, e um ano depois ampliou-a para 180 mil com a introdução do terceiro turno. Durante os últimos cinco anos, a ocupação da fábrica permaneceu sempre em torno dos 90% da capacidade, sem paradas ou redução do quadro de funcionários, o que permitiu celebrar a marca de 500 mil unidades produzidas já em agosto de 2015.

“O HB20 revolucionou o segmento de carros compactos no País ao oferecer níveis de qualidade, design e conforto muito acima do praticado cinco anos atrás, além da exclusiva garantia de cinco anos”, comenta Cassio Pagliarini, diretor de marketing da Hyundai Motor Brasil. “A ótima recepção do consumidor brasileiro e o sucesso de vendas vieram instantaneamente e contribuíram para levar a marca Hyundai a se posicionar entre as líderes nacionais”.

Em números consolidados pela Anfavea, foram produzidos 26.003 HB20 de setembro a dezembro de 2012, apenas na versão hatchback. No primeiro ano completo de produção, em 2013, esse volume saltou para 166.269 unidades, já com as três versões disponíveis. Em 2014 a produção atingiu seu ápice, com 173.843 unidades, e nos anos seguintes foram fabricados, respectivamente, 165.934 unidades (com a adição da versão HB20 R spec) e 147.228 unidades. Desde o ano passado o modelo é exportado para o Paraguai e o Uruguai.

Com a chegada do Creta este ano, os volumes disponíveis para a linha HB20 foram reduzidos em cerca de 20%, porção média destinada ao SUV. Com a combinação dos dois veículos, a Hyundai segue bem posicionada no acumulado do ano, tendo o HB20 como o segundo carro mais vendido do País e o Creta entre os três primeiros SUVs compactos nacionais.


Foto: Divulgação/Hyundai

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

FPT: vocação multiplataforma em motores.

Novo presidente da FPT, Carlos Tavares, busca aumentar base de fornecimento com propostas em combustíveis…

% dias atrás

Associadas da Abeifa superaram 9 mil licenciamentos em abril

Número é trez vezes maior do que em igual mês do ano passado, mas por…

% dias atrás

Procura por motos tem alta de 26% no ano

Balanço da Fenabrave indica venda de 602 mil unidades no primeiro quadrimestre

% dias atrás

BYD atropela projeções e concorrentes

Com 21,9 mil emplacamentos no quadrimestre, marca já tem 4% do mercado de automóveis e…

% dias atrás

Transações com veículos usados caminham para novo recorde

Com 4,84 milhões de unidades vendidas no quadrimestre, alta este ano é de 10%

% dias atrás

De novo, GM demite em São José dos Campos por telegrama

Sindicato calcula o corte de 50 trabalhadores que estavam em licença remunerada

% dias atrás