Colunistas

O híbrido bom de pista e muito bom de rua

chicolelis

 

Um, com muitos e muitos cavalos de potência, se destaca em autódromos pelo mundo. O outro, com uma cavalaria muito menor, trafega pelas ruas e estradas do mundo, cumprindo a missão de ajudar a diminuir a poluição no planeta. O que têm em comum? Ambos são híbridos e estão sob a mesma bandeira, a da Toyota.

Os resultados têm sido positivos. O híbrido de competição, que iniciou sua carreira como TSO30, com pouco mais de 600 HP, em 2012, venceu várias corridas, assim como seus substitutos, O TSO40 e o atual TSO50, que alcança os 1.000 HP e que agora conta com uma peça fundamental atrás do volante, o bicampeão de F1, Alonso. Ele mesmo, Fernando Alonso, é quem vai acelerar a máquina da Toyota.

Nas ruas 

Enquanto o TS050 “voa” nas pistas  pelo mundo, nas ruas e estradas de vários países, seu “primo”, o Prius, preza pela economia de combustível, com seus dois motores (o bólido também tem dois, bem maiores, claro!), o elétrico, com 72 cv, e o a combustão, com 98 cv.

Assim, com a colaboração de outros ”primos” também híbridos,  já foram economizados 29 milhões de litros de gasolina em todo o mundo e deixaram de ser emitidos 77 milhões de toneladas de CO² na atmosfera.

Prius já está no Brasil, na sua quarta geração, a mesma vendida nos Estados Unidos e outros países pelo mundo. Até agora a Toyota já vendeu mais de 10 milhões de híbridos, entre os vários modelos de sua fabricação. O Prius responde por 60% desse volume. 

Lexus também

O luxuoso modelo híbrido, fabricado pela Toyota, também está no Brasil, em sua última geração. O CT200h vem com seus dois mores – elétrico com 82 cv e a combustão, com 99 cv – que somam 136 cv de potência.

Esta versão traz quatro formas de conduzir. O motorista pode optar pela normal, a ECO, que privilegia o motor elétrico. A Sport, para uma condução mais agressiva, e a EV, para baixas velocidades, que usa somente o motor elétrico, garantindo “Zero” emissões.

Carro dos sonhos

Com mais de mil inscritos em todo o País, o Concurso Carro dos Sonhos, promovido pela Fundação Toyota, chegou aos nove vencedores de três grupos etários, que terão seus trabalhos enviados ao Japão, onde um júri internacional elegerá os vencedores finais. O Brasil já é bicampeão mundial, tendo vencido em 2016 e 2017.

Os primeiros colocados de cada categoria foram: Carolina Takafuji,  de Pirassununga (SP), na categoria entre quatro e sete anos, Otávio Silva, de Indaiatuba (SP), entre oito e 11 anos, e Luana Arthur, do Rio de Janeiro (RJ), entre 12 e 15 anos.

chicolelis – chicolelis@gmail.com  é jornalista com passagens pelos jornais A Tribuna (Santos), O Globo e Diário do Comércio. Foi assessor de Imprensa na Ford, Goodyear e, durante 18 anos, gerenciou o Departamento de Imprensa da General Motors do Brasil

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

A partir de agora, Fenatran no calendário de eventos estratégicos de SP

Maior feira de transporte da região passar a integrar seleta lista de 27 feiras e…

% dias atrás

SUVs da Jaecoo chegam ao Brasil a partir do terceiro trimestre

Modelos com motorizações híbridas plug-in serão vendidos em 50 lojas

% dias atrás

Com TService, Toyota mira clientes com carro fora da garantia

Diretor comercial revela que frota da marca rodando no Brasil é da ordem de 1,3…

% dias atrás

Hyundai premia seus 12 melhores fornecedores

Empresas se destacaram pelo desempenho e qualidade na entrega de produtos em 2023

% dias atrás

Anip: mercado de pneus encerra o primeiro trimestre em queda de 12%.

Em trajetória oposta, as importações do produto cresceram 33%

% dias atrás

Marca Toyota vende 10,3 milhões de veículos pela primeira vez

Montadora líder global negociou ainda 780 mil veículos Daihatsu e Hino no ano-fiscal encerrado em…

% dias atrás