Nova opção garante 10% a mais de capacidade de carga útil por viagem

Por Redação |autoindustria@autoindustria.com.br
Baseado no Volkswagen Constellation 31.390 6×4, a MAN Latin America, em parceria com o cliente Breda Logística, desenvolveu nova versão para atender ao transporte de tora de madeira.
O projeto, desenvolvido pelo BMB Mode Center, centro de modificação da montadora localizado em Resende (RJ), incorporou um eixo dianteiro adicional, elevando a capacidade de carga do caminhão.
Pelos testes em campo com os primeiros modelos produzidos, a solução permitiu transferências com 10% a mais de capacidade de carga útil por viagem, em comparação aos atuais veículos aplicados na operação.
Leia mais
→Canavieiro VW ganha nova transmissão
→VW amplia linha Constellation 24.260
→MAN projeta crescimento de 20% na produção em 2018
“O conjunto de veículo mais implemento é cerca de 3.000 quilos mais leve, mesmo equipado com eixo adicional. Isso amplia nossa capacidade de carga em cerca de 10% a cada viagem, o que sem dúvida nos traz ganhos operacionais contundentes”, conta Eduardo Pilon, gerente de operações da Breda Logística.
Os veículos da frota da companhia rodam, em média, 10.000 km/mês, durante 24 horas ao longo dos sete dias da semana na região do Vale do Paraíba, no interior de São Paulo. As paradas ocorrem somente para a manutenção.
O Constellation 31.390 traz no trem de força motor Cummins de 400 cv a 2.100 rpm e torque de 173,4 kgfm de 1.100 a 1.500 rpm associado a uma caixa de câmbio manual de 16 marchas fornecida pela ZF. O modelo tem CMT, capacidade máximo de tração, de 63.000 kg.
Como segmento do agronegócio, o manejo de madeira reflorestada cresce a cada ano. Em 2016, o Brasil se tornou o segundo maior produtor de celulose do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, quando produziu 18.773 milhões de toneladas. No ano passado, a produção superou as 19 milhões de toneladas. Boa parte, mais de 70%, segue para China e Europa.
Segundo estatísticas consolidadas pela Ibá, Indústria Brasileiro da Árvore, no acumulado do ano até abril, o segmento produziu 6.962 milhões de toneladas de celulose, volume 10,6% superior ao registrado no mesmo período do ano passado, de 6.292 milhões de toneladas.
Foto: MAN Latin America/Divulgação
Montadora promove outras três alterações em sua estrutura diretiva
Apesar de preverem mercado estável, executivos confirmam lançamentos com novas tecnologias
Foram mais de 6,6 milhões de transações entre automóveis, comerciais leves e pesados e motos
Único segmento com queda na venda de novas cotas foi o de pesados, justamente o…
Multas ainda são volumosas pela falta de uso; Ford, Renault e VW sinalizam os lançamentos…
Pela primeira vez, nos 88 anos de sua história, fabricante fecha uma unidade fabril na…