Notas

Maxion Wheels desenvolve roda mais leve para cliente japonês

Peso total do carro é reduzido em 7 kg

Sem revelar o nome do cliente, a Maxion Wheels informa que seu time de engenharia avançada da planta de Limeira desenvolveu uma roda de alumínio para uma montadora japonesa que pode reduzir o peso do automóvel em mais de 7 kg, contribuindo para a obtenção das metas de emissão de CO2 definidas em legislação naquele país.

De acordo com a fabricante de Limeira, uma roda de alumínio com o tamanho de 6,5’’ x 17’’ pesa atualmente, em média, 10,5 kg. “Um projeto ambicioso, em parceria com uma montadora japonesa, previa um novo modelo de roda com essa dimensão e 9,8 Kg de peso”, informa a Maxion Weels, ao revelar que a meta acabou sendo superada, atingindo-se a marca de 8,7 kg, ou seja, 1,8 kg mais leve que a atual.

O novo produto, que permite a produção de um carro mais leve e menos poluente, chegará ao mercado asiático em maio de 2020. Para inovar em suas rodas, a Mawion Wheels está utilizando um método de design denominado Otimização Topológica, um processo matemático customizado que avalia a quantidade mínima de massa estrutural necessária para garantir o máximo de rigidez e performance do produto.

Para realizar esse trabalho, o time de engenharia avançada utilizou um super computador no centro técnico da Maxion em Limeira com cinco nós, 144 cores e 768GRAM. Esse equipamento reduz o tempo de processamento de análises complexas em até 75%. Esta combinação de hardware e software customizados é capaz de verificar o melhor design para roda, entre mais de cinco mil opções de projeto, enquanto um experiente projetista, conseguiria conceber de três a quatro alternativas apenas.

A Maxion Wheels é uma divisão da Iochpe-Maxion, uma companhia global que tem sede no Rio Grande do Sul. Com 32 unidades fabris, localizadas em 14 países e cerca de 16 mil funcionários, a empresa tem uma segunda divisão, a Maxion Structural Components, que produz longarinas, travessas e chassis montados para veículos comerciais e conjuntos estruturais para veículos leves. Adicionalmente, por meio da AmstedMaxion (negócio em conjunto), produz rodas e fundidos ferroviários, fundidos industriais e vagões de carga.


 

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

De novo, GM demite em São José dos Campos por telegrama

Sindicato calcula o corte de 50 trabalhadores que estavam em licença remunerada

% dias atrás

Fatia de 5 marcas líderes em SUVs encolhe 11 pontos em um ano

A atual primeira colocada Volkswagen tem 15,7% dos licenciamentos. Há um ano Jeep liderava com…

% dias atrás

Mercado de caminhões engata movimento de recuperação

Vendas avançaram 45% em abril em relação há um ano

% dias atrás

Segmento de eletrificados mantém trajetória ascendente

Presidente da Fenabrave reconhe que os elétricos puros vêm se consolidando aos poucos nos grandes…

% dias atrás

O bom momento no mundo das picapes

Com 133 mil emplacamentos no quadrimestre, vendas do segmento cresceram 21,5% este ano

% dias atrás

Marcopolo tem lucro líquido 34,1% maior no primeiro trimestre

Encarroçadora de ônibus contabilizou R$ 316,9 milhões no período. Produção, entretanto, recuou 5,9%.

% dias atrás