Empresa

ZF inicia fornecimento de 1,7 mil caixas automáticas

Entregas dizem respeito à maior venda da empresa realizada em 2019 para a região da América do Sul

A ZF se prepara para começar o fornecimento de mais de 1,7 mil caixas automáticas EcoLife para ônibus. Do volume total, 1.275 estarão em veículos do sistema de transporte de Bogotá, na Colômbia, e 438 para atender contratos de operadoras no Brasil.

As entregas são resultantes do maior negócio feito pela sistemista em 2019 para o mercado sul-americano em todo o Grupo ZF e envolve programação de produção de chassis da Mercedes-Benz, Scania e Volkswagen Caminhões e Ônibus.

De acordo com a ZF, a estimativa que os novos veículos destinados a Bogotá comecem a operar ainda este ano. A previsão é de que a nova frota atenda os próximos dez anos de serviços no transporte público da cidade, atuando tanto nos corredores de BRT quanto nas linhas alimentadoras.

No Brasil, a caixa EcoLife estará presente em sua maior parte em ônibus de operadores da capital paulista, equipando 259 novos veículos. Seguirá também 69 transmissões para o ônibus que atenderão o sistema de Curitiba (PR).

A transmissão automática ZF EcoLife tem seis marchas escalonadas para trabalhar em regime de torque mais econômico. Segundo a empresa, o sistema pode contribuir com reduções de 3% a 6% no consumo de combustível a depender a aplicação em relação a outras caixas disponíveis.

As transmissões ZF EcoLife são atualmente produzidas na fábrica de Friedrichshafen, Alemanha, desde 2007. De lá para cá mais de 195 mil transmissões automáticas já foram produzidas. No Brasil, a caixa equipa diferentes modelos de ônibus de diversas marcas, em operação em 30 cidades do País.

LEIA MAIS

→ZF encaminha a transição para o fim das caixas manuais

→Fábrica da ZF em Sorocaba é a mais eficiente do grupo


Foto: ZF/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Grupo Iveco fecha 2º trimestre com receita em alta

Atingiu € 3,76 bilhões, valor 7,3% superior ao do mesmo período de 2025.

% dias atrás

Ford tem novo diretor de compras para a América do Sul

Rodrigo Godinho sucede a Daniel Dupas

% dias atrás

Geely: 1 ano de várias boas notícias no Brasil.

Marca já vendeu 25 mil veículos e começará a produzir no Paraná neste trimestre

% dias atrás

VWCO aumenta presença no serviço público de SC

Compras governamentais

% dias atrás

Importados abocanham fatia cada vez maior dos pneus nacionais

Produção local fechou o semestre com 29% de participação, ante índice de 64% há 5…

% dias atrás

Scania coloca no portfólio ônibus a gás para São Paulo

Em fase final de homologação, modelo desenvolvido em parceria com a Caio atende pedido da…

% dias atrás