Marca coloca em teste novo comercial leve na faixa 2,8 toneladas com opção de ser movido a GNV

A Foton Caminhões começou a testar um novo comercial leve para atender às aplicações de distribuição urbana de carga. O TM 2.8 entrega capacidade para 2,8 toneladas de peso bruto total, tem motor 1.5 a gasolina de 122 cv e será oferecido com a possibilidade de integrar kit para GNV.
Com lançamento previsto para o segundo semestre, o modelo está em teste com a Coopercarga em operações para a Rede Carrefour. A estimativa é de que o veículo rode em torno de 5 mil quilômetros por mês, em ciclos de duas viagens por dia de segunda a sexta-feira com 800 kg de mercadorias a cada saída.
A primeira unidade, em versão a gás, dispõe de dois cilindros de 60 litros cada, o que totaliza 30 m³ para armazenamento de gás e autonomia para 280 quilômetros. A conversão é realizada pela Convergas, homologada pela Foton para o serviço.
Produção nacional nos planos
A Foton trará 100 unidades do modelo ainda este ano. “Começamos com importação e, conforme, o aumento de volumes, já temos estrutura pronta para nacionalização do novo modelo”, conta Leandro Gedanken, diretor industrial, engenharia e desenvolvimento da fabricante no País.
Como é classificado como um comercial leve, o TM 2.8 pode ser conduzido por qualquer motorista habilitado com carteira de classe B. Em versão única, o modelo desembarcará defletor de ar no teto, ar-condicionado, acionamento elétrico dos vidros, travamento de portas remoto e rádio com entrada USB. A capacidade de carga útil é de 1.788 kg.
Atualmente, a Foton produz caminhões de nas faixas de 3,5 a 10 toneladas nas instalações da Gefco, em Guaíba (RS), próximo à área na qual a empresa tem planos de construir fábrica própria.
LEIA MAIS
→Na contramão do setor, Foton começa a produzir em Guaíba
→Foton procura novos parceiros para ampliar rede
→Foton reforça parceria com a matriz chinesa
Foto: Foton/Divulgação
Montadora promove outras três alterações em sua estrutura diretiva
Apesar de preverem mercado estável, executivos confirmam lançamentos com novas tecnologias
Foram mais de 6,6 milhões de transações entre automóveis, comerciais leves e pesados e motos
Único segmento com queda na venda de novas cotas foi o de pesados, justamente o…
Multas ainda são volumosas pela falta de uso; Ford, Renault e VW sinalizam os lançamentos…
Pela primeira vez, nos 88 anos de sua história, fabricante fecha uma unidade fabril na…