Empresa

De olho em níquel e cobalto, Stellantis compra ações da Kunico

Contrato garante compra futura de 35% da produção anual desses minerais

A Stellantis divulgou nesta sexta-feira, 30, que assinou contrato de aquisição vinculativo com a Kuniko para compra futura de 35% da produção anual de sulfato de níquel e sulfato de cobalto dos projetos de exploração noruegueses da empresa por um período de nove anos.

Também foi feito um acordo para a compra de € 5 milhões de euros em novas ações da Kuniko, o que vai garantir à Stellantis uma participação de 19,99% na conclusão do negócio, com direito a nomear um diretor para o conselho da empresa.

“Estamos em um caminho agressivo para garantir um portfólio holístico de matérias-primas necessárias para atender às nossas metas de eletrificação do Dare Forward 2030”, comentou Maxime Picat, vice-presidente executivo de Compras e Supply Chain da Stellantis. “Com a Kuniko, estamos adicionando mais um reforço para suportar às nossas demandas europeias por baterias com uma solução local e ambientalmente consciente através dos seus projetos na Noruega”.

LEIA MAIS

Volkswagen e Stellantis investirão em minas de níquel e cobre no Brasil 

Antony Beckmand, CEO da Kuniko, definiu a parceria como estratégica na busca por soluções sustentáveis da cadeia de valor da bateria europeia.

“Juntamente com a Stellantis, esperamos ansiosamente trabalhar lado a lado para alcançar o sucesso na exploração, avançar para a produção e fazer contribuições significativas para o crescimento e evolução da indústria europeia de baterias.”

Os fundos para compra de ações serão aplicados nos projetos Brownfield e Greenfield de exploração de metais para baterias da Kuniko, na Noruega, que incluem níquel, cobalto e cobre.

A Stellantis tem por meta atingir 100% do mix de vendas de veículos elétricos a bateria (BEV) para carros de passeio na Europa e 50% do mix de automóveis e caminhões leves nos Estados Unidos até 2030.

Além da Kuniko, a Stellantis tem contratos com a Alliance Nickel, McEwen Copper, Terrafame, Vulcan Energy, Element 25 e Controlled Thermal Resources.


Foto: Stock

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Scania coloca no portfólio ônibus a gás para São Paulo

Em fase final de homologação, modelo desenvolvido em parceria com a Caio atende pedido da…

% dias atrás

Anna Tanganelli deixa o Grupo Iveco e cargo de CFO está em aberto

Processo para indicar substituto já está em curso. Executiva segue para uma empresa de capital…

% dias atrás

Scania inicia produção da gama de chassi Super no Brasil

Novidade da fabricante na Lat.Bus 2026 demandou investimento de R$ 120 milhões na fábrica de…

% dias atrás

Grupo Renault confirma produção do Geely EX5 EM-i ainda neste trimestre

Balanço mundial do grupo destaca expansão de 9,3% na receita do primeiro semestre e vendas…

% dias atrás

BYD lidera ranking de sustentabilidade da Kantar no Brasil

Pesquisa ouviu 1,5 mil consumidores sobre 180 marcas

% dias atrás

Excesso de confiança nos recursos de segurança pode aumentar acidentes

Especialistas em segurança viária são mais precavidos do que motoristas consultados em estudo global

% dias atrás