Em agosto, Honda HR-V foi o preferido do conumidor comum, enquanto o Hyundai HB20 liderou vendas diretas

Com o varejo respondendo por 56% do mercado total de automóveis em agosto, o ranking de vendas por modelo nesse caso é totalmente diferente do registrado no atacado. Enquanto os SUVs são os preferidos junto ao consumidor comum, os hatches predominam nas vendas diretas.
Dos dez carros mais procurados no varejo, exatamente a metade é de SUVs, com o Honda HR-V liderando o ranking do mês passado (veja tabela abaixo).
O Hyundai Creta aparece na terceira colocação, enquanto Chevrolet Tracker e Fiat Fastback ocupam, pela ordem, a quinta e sexta posições. O VW T Cross é o décimo nessa lista dos automóveis de maior demanda entre os clientes comuns.
No atacado o quadro é totalmente diferente. Dos cinco primeiros colocados, quatro são hatches: o líder Hyundai HB20, seguido do Fiat Mobi e VW Polo, com o Chevrolet Onix na quinta posição. A exceção no Top 5 é o sedã Onix Plus, em quarto lugar. Complementam o Top 10 do atacado o Jeep Renegade, os Fiat Cronos e Argo, a Tracker e o Peugeot 208.
LEIA MAIS
→Honda City Hatch e Sedan são “atropelados” pelo HR-V
→Em agosto, o segundo melhor mês de emplacamentos no ano
Se consideradas as somas das vendas diretas e do varejo no segmento de automóveis, o líder em agosto é o Onix, seguido do Polo, HB20, Onix Plus, Fiat Mobi, Tracker, Argo, HR-V, T Cross e Jeep Compass. No cômputo total, portanto, o atacado tem maior peso que o varejo nas vendas por modelo em todo o País.
Vale lembrar que o SUV HR-V é líder de vendas hoje na marca Honda, em detrimento dos renovados City Hatch e Sedan, que não aparecem em nenhum dos ranking dos dez mais vendidos no Brasil.
AUTOMÓVEIS – Modelos mais emplacados venda varejo Agosto/2023
1º HONDA/HR-V 5.322
2º GM/ONIX 4.813
3º HYUNDAI/CRETA 4.504
4º VW/POLO 3.904
5º GM/TRACKER 3.595
6º FIAT/FASTBACK 3.403
7º GM/ONIX PLUS 3.156
8º TOYOTA/COROLLA 3.095
9º HYUNDAI/HB20 3.054
10º VW/T CROSS 2.882
AUTOMÓVEIS – Modelos mais emplacados venda direta Agosto/2023
1º HYUNDAI/HB20 4.999
2º FIAT/MOBI 4.413
3º VW/POLO 4.316
4º GM/ONIX PLUS 3.899
5º GM/ONIX 3.532
6º JEEP/RENEGADE 3.454
7º FIAT/CRONOS 3.416
8º FIAT/ARGO 3.202
9º GM/TRACKER 2.777
10º PEUGEOT/208 2.687
Foto: Divulgação/Honda
Montadora promove outras três alterações em sua estrutura diretiva
Apesar de preverem mercado estável, executivos confirmam lançamentos com novas tecnologias
Foram mais de 6,6 milhões de transações entre automóveis, comerciais leves e pesados e motos
Único segmento com queda na venda de novas cotas foi o de pesados, justamente o…
Multas ainda são volumosas pela falta de uso; Ford, Renault e VW sinalizam os lançamentos…
Pela primeira vez, nos 88 anos de sua história, fabricante fecha uma unidade fabril na…