Mercado

ABVE mostra onde as vendas de eletrificados cresceram mais

São Paulo é líder isolado, com fatia de 35%, mas demanda pelo produto está em alta em outros estados e regiões

Apesar de o Sudeste, em especial São Paulo, continuar dominando a venda de carros eletrificados, o produto vem se disseminando em todo o território nacional, conforme levantamento divulgado esta semana pela ABVE, Associação Brasileira do Veículo Elétrico.

Por região, o Sudeste liderou o índice de crescimento no ano passado, dobrando os negócios no setor, mas houve altas expressivas também no Nordeste, Sul, Centro-Oeste e Norte de, respectivamente, 91%, 82%m 73% e 67%.

LEIA MAIS

Eletrificados dobram licenciamentos e já representam 4,3% do mercado interno

Com os chineses em alta, fatia dos carros importados chega a 18%

Todas as regiões, segundo a entidade, cresceram acima de 50% e apenas quatro Estados tiveram aumento de emplacamentos inferior a esse índice em relação a 2022.

“Em oito deles os emplacamentos aumentaram mais de 100%”, informa a ABVE, destacando Espírito Santo (+169%), Distrito Federal (+161%), Alagoas (+146%), Ceará (+113%), Sergipe (+107%), São Paulo (+105%), Rio Grande do Norte (+103%) e Santa Catarina (+101%) entre os maiores porcentuais.

Na avaliação da entidade, a expansão de 91% no Nordeste, com 11.788 licenciamentos no ano passado ante os 6.175 do anterior, “indica que a eletromobilidade deixa de ser um fenômeno do Sudeste e começa a se espalhar por todo o País”.

A evolução na região deve-se ao desempenho positivo em cidades como Maceió (+192%), Fortaleza + (173%) e Recife (+134%).

Ainda no âmbito de municípios, a entidade cita expressivas altas em Campinas, SP (+247%) e Vitória, ES. Em números absolutos, a liderança por cidades segue com São Paulo (15.648 emplacamentos), Brasília (6.401), Rio de Janeiro (4.332), Belo Horizonte (3.689) e Curitiba (3.152).

Por Estados, São Paulo é líder isolado na venda de híbridos e elétricos (32.787 unidades em 2023, ou 35% do total), seguido por Rio de Janeiro (6.901 – 7,3%), Minas Gerais (6.413 – 6,8%) e Distrito Federal (6.401 – 6,8%).

No País como um todo, foram emplacados 93.927 veículos leves eletrificados em 2023, alta de 91% sobre 2022 (49.245). O Sudeste responde por 52%, com 48.947 licenciamentos no ano passado.

Os números de eletrificados se referem à soma de veículos elétricos híbridos plug-in (PHEV), elétricos 100% a bateria (BEV) e elétricos híbridos convencionais sem recarga externa (HEV).

O segmento de eletrificados, em especial dos 100% elétricos, depende de redes de recarga, que também estão em expansão no Brasil mas ainda não cobrem adequadamente todas as regiões, mesmo aquelas com maior participação em emplacamentos.

 


Foto: Divulgação/Volvo

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Tera completa um ano como sucesso de vendas

SUV da Volkswagen já tem mais de 80 mil unidades licenciadas e ampliou a participação…

% dias atrás

Stellantis abre 1,5 mil vagas distribuídas nas unidades mineiras e fluminense

Oportunidades preparam a produção de novos modelos da Fiat e da Jeep

% dias atrás

Audi abre pré-venda dos modelos A5 Avant e A6 Avant e-tron

Com preços a partir de, respectivamente, R$ 475 mil e R$ 490 mil, entregas serão…

% dias atrás

Randon conquista a Indonésia como mercado de exportação

Estreia começa com embarques de semirreboques para aplicação canavieira

% dias atrás

Renault inicia produção do Boreal na Turquia com versão híbrida

Fabricado até então apenas no Brasil, SUV passará a ser vendido no Leste Europeu, Oriente…

% dias atrás