Ministro sinalizou para breve a liberação do regime Ex-Tarifário que permite importar máquinas com imposto reduzido

O presidente da BYD Brasil, Tyler Li, saiu animado de reunião com o ministro do MDIC, Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, realizada em Brasília no final da manhã desta terça-feira, 29.
Segundo fontes próximas da direção da empresa, Alckmin prometeu para breve a liberação do regime Ex-Tarifário para que a empresa possa trazer equipamentos e máquinas do exterior com Imposto de Importação reduzido ou até zerado.
Assim como a GWM, também chinesa, a BYD foi habilitada ao programa Mover, Mobilidade Verde e Inovação, que garante incentivos para que as montadoras aqui instaladas inovem em processos produtivos e modelos com maior eficiência energética.
LEIA MAIS
→Picape Shark híbrida plugável é estratégica para BYD crescer
→Com elétrico Yuan Pro, BYD ainda persegue meta de 100 mil veículos em 2024
Também o vice-presidente sênior no Brasil, Alexandre Baldy, participou do encontro com Alckmin, cujo principal objetivo foi justamente o de conseguir incentivos para importar bens de capital necessários para ratificar os investimentos no País, que envolvem a produção de modelos eletrificados em Camaçari, BA.
Para usufruir do benefício, a montadora tem de comprovar que as máquinas e equipamentos que virão de fora, provavelmente da China, onde é a matriz da empresa, não têm produção nacional equivalente.
Pelo regime Ex-Tarifário, a redução da alíquota de importação é temporária, ou seja, válida pelo tempo necessário para que o interessado possa realizar investimentos em infraestrutura e inovação tecnológica em suas operações locais.
A BYD assumiu este ano o posto da 10ª marca mais vendida no mercado brasileiro, oferecendo por enquanto apenas modelos híbridos e 100% elétricos, caso do Dolphin, que custa na faixa de R$ 150 mil. Na semana passada lançou o picape Shark híbrida plug-in, que deve dar novo impulso para a fabricante chinesa no Brasil.
Foto: Divulgação/BYD
Montadora promove outras três alterações em sua estrutura diretiva
Apesar de preverem mercado estável, executivos confirmam lançamentos com novas tecnologias
Foram mais de 6,6 milhões de transações entre automóveis, comerciais leves e pesados e motos
Único segmento com queda na venda de novas cotas foi o de pesados, justamente o…
Multas ainda são volumosas pela falta de uso; Ford, Renault e VW sinalizam os lançamentos…
Pela primeira vez, nos 88 anos de sua história, fabricante fecha uma unidade fabril na…