Empresa

América do Sul aumenta participação nas vendas mundiais da Stellantis

As entregas na região representaram 17,3% dos 1,2 milhão de veículos negociados no primeiro trimestre

A América do Sul continua dando motivos para a Stellantis dedicar ainda mais atenção a suas operações e mercados locais. Após os três primeiros meses de 2025, é a única das cinco grandes divisões mundiais da montadora a ter desempenho positivo nas entregas de veículos.

As negociações com concessionárias, clientes finais e importadores nos países sul-americanos, onde a empresa é lider com quase um quarto nos licenciamentos, ficaram ao redor 211 mil veículos, 19% acima de igual período do ano passado.

Os números são preliminares, podem variar ligeiramente. Ainda assim, com o resultado, a região aumentou a participação nas vendas globais da quarta maior montadora do mundo para 17,3% ante 13,4% nos primeiros três meses de 2024.

De janeiro a março a Stellantis negociou 1,22 milhão de automóveis e comerciais leves mundialmente, recuo de 9%.

Em comunicado, a empresa que reúne quinze marcas de veículos creditou o declínio nas entregas principalmente à menor produção na América do Norte, em função de feriados em janeiro, transições de linha de produtos e demanda inferior por comerciais leves no mercado europeu.

LEIA MAIS

→ Stellantis detém participação de 23,7% na América do Sul

Na Stellantis em Betim, John Elkann exalta etanol e posição do Brasil no mundo

Na América do Norte, as entregas recuaram 20%, de 407 mil para 325 mil unidades. Já na Europa, maior mercado da Stellantis, a queda ficou em 8%, de 615 mil para 568 mil veículos, enquanto no Oriente Médio chegou a 15%, para 100 mil unidades. A operação Ásia-Pacífico, que inclui a China, tem número residual de apenas 12 mil unidades.

No balanço divulgado na sexta-feira, 11, a empresa não abordou os reflexos da guerra tarifária deflagrada pelos Estados Unidos. O que deve ocorrer na semana que vem, após assembleia anual dos acionistas.


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Tera completa um ano como sucesso de vendas

SUV da Volkswagen já tem mais de 80 mil unidades licenciadas e ampliou a participação…

% dias atrás

Stellantis abre 1,5 mil vagas distribuídas nas unidades mineiras e fluminense

Oportunidades preparam a produção de novos modelos da Fiat e da Jeep

% dias atrás

Audi abre pré-venda dos modelos A5 Avant e A6 Avant e-tron

Com preços a partir de, respectivamente, R$ 475 mil e R$ 490 mil, entregas serão…

% dias atrás

Randon conquista a Indonésia como mercado de exportação

Estreia começa com embarques de semirreboques para aplicação canavieira

% dias atrás

Renault inicia produção do Boreal na Turquia com versão híbrida

Fabricado até então apenas no Brasil, SUV passará a ser vendido no Leste Europeu, Oriente…

% dias atrás