Mercado

Ao contrário dos carros e caminhões, frota de motos rejuvenesce

Idade média dos veículos duas rodas caiu 4 meses no ano passado, para 8 anos

Em direção contrária ao que se verifica no caso dos automóveis e caminhões, houve rejuvenescimento do acervo de motocicletas no Brasil. Apesar de ainda ser elevada, a idade média dos veículos duas rodas baixou para 8 anos em 2024, com redução de 4 meses em reação ao apurado em 2023.

É o que mostra relatório do Sindipeças disponível no site da entidade, reflexo, segundo a entidade, do ritmo aquecido de produção e vendas do segmento nos últimos anos.

LEIA MAIS

Importados atingem participação de 14,7% na frota circulante

Frota circulante cresce, mas envelhece no caso dos carros e caminhões

A frota de motocicletas foi a que mais cresceu no ano passado, saltando de 13,3 milhões em 2023 para 14 milhões, alta de 5,7%.  Entre 2015 e 2021 essa frota chegou a cair, estabilizando-se em torno de 12,9 milhões/ano. Voltou a crescer a partir de 2022, garantindo expansão de 2,9% na década.

Em 2015, 85% da frota de motocicletas tinha até 10 anos. Em 2024, essa proporção caiu para 65%, mostrando um envelhecimento progressivo. As faixas etárias mais altas (11 a 20 anos) dobraram de participação, passando de 15%
para 35% da frota total.

“É importante compreender que apesar do crescimento nas vendas a partir de 2020 e da vida útil das motocicletas ser menor que a dos autoveículos, não necessariamente a idade média de 8 anos é a ideal”, considera o Sindipeças.

Segundo a entidade, por estarem sujeitas a maiores riscos de acidentes e perda completa, incide sobre as motocicletas taxa de sucateamento maior do que em autoveículos.

O crescimento das vendas a partir de 2022 é consequência, na opinião do Sindipeças, do elevado preço dos automóveis, facilidades de pagamento (consórcios), agilidade nos deslocamentos mais curtos, aumento das entregas em domicílio (delivery) e preferência pelo transporte individual.

Entre 2022 e 2024, a produção de motos cresceu, em média, 13,6% e os emplacamentos subiram 17,5%, o que foi determinante para o crescimento de 5,7% na frota em circulação nas ruas e estradas brasileiras.


 

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

Tera completa um ano como sucesso de vendas

SUV da Volkswagen já tem mais de 80 mil unidades licenciadas e ampliou a participação…

% dias atrás

Stellantis abre 1,5 mil vagas distribuídas nas unidades mineiras e fluminense

Oportunidades preparam a produção de novos modelos da Fiat e da Jeep

% dias atrás

Audi abre pré-venda dos modelos A5 Avant e A6 Avant e-tron

Com preços a partir de, respectivamente, R$ 475 mil e R$ 490 mil, entregas serão…

% dias atrás

Randon conquista a Indonésia como mercado de exportação

Estreia começa com embarques de semirreboques para aplicação canavieira

% dias atrás

Renault inicia produção do Boreal na Turquia com versão híbrida

Fabricado até então apenas no Brasil, SUV passará a ser vendido no Leste Europeu, Oriente…

% dias atrás