No ano, embarques cresceram 56,6%, para 213,6 mil unidades

As exportações de veículos continuam em forte recuperação em 2025. No acumulado dos primeiros cinco meses, passaram pelos portos rumo ao exterior 213,5 mil automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus, crescimento de 56,6% sobre os embarques registrados em igual período do ano passado.
O bom desempenho no ano foi reforçado pelas exportações de maio, quando 51,5 mil veículos cruzaram as fronteiras, a maior frota embarcada em um único mês há quase cinco anos, mais precisamente desde agosto de 2018.
A comparação com os embarques de maio de 2024 (26,8 mil) confirma a robustez dos negócios em 2025: uma evolução de nada menos do que 92,6%! Sobre abril último, a variação foi bem menor, mas igualmente de dois dígitos: 11,3% frente a 46,3 mil unidades.
LEIA MAIS
→ Queda no varejo automotivo acende sinal de alerta, diz Anfavea
Novamente a Anfavea credita o crescimento das exportações ao consumo crescente de alguns mercados sul-americanos e principalmente à Argentina. O segundo maior mercado de veículos na região, atrás somente do próprio Brasil, cresceu 84,5% nos primeiros cinco meses de 2025, para próximo de 240 mil veículos entre produzidos localmente e importados.
O faturamento com as exportações também tem crescido significativamente este ano. Com mais de US$ 1,3 bilhão apurados em maio, o setor já contabiliza US$ 5,6 bilhões após os cinco meses iniciais do ano, 41,6 % a mais com igual período de 2024.
Foto: Divulgação
Montadora promove outras três alterações em sua estrutura diretiva
Apesar de preverem mercado estável, executivos confirmam lançamentos com novas tecnologias
Foram mais de 6,6 milhões de transações entre automóveis, comerciais leves e pesados e motos
Único segmento com queda na venda de novas cotas foi o de pesados, justamente o…
Multas ainda são volumosas pela falta de uso; Ford, Renault e VW sinalizam os lançamentos…
Pela primeira vez, nos 88 anos de sua história, fabricante fecha uma unidade fabril na…