Sob novos conceitos, fabricante passou a ser provedora de mobilidade

No começo de abril passado, a Kia Corporation reconheceu a Kia Brasil com o prêmio 2024 Service Customer Satisfaction Regional Excellence Award, distinção pela qualidade e nível de satisfação no serviço de pós-venda entre todas as operações da marca nas regiões da América do Sul, Central e Caribe.
“Para a Kia Brasil, receber este prêmio mostra o cuidado e o carinho que temos com nossos clientes, além de demonstrar a importância deles para a marca Kia”, comenta Gabriel Loureiro, diretor de Pós-Vendas da Kia Brasil. “Prezamos pelo atendimento de alto nível, procurando interagir não somente na oferta de serviços na oficina credenciada, mas durante todo o período em que o cliente é proprietário de um veículo Kia, por meio de campanhas, promoções e eventos.”
Dias depois de receber este reconhecimento, o elétrico Kia EV3 foi eleito o Carro Mundial do Ano, no World Car Awards 2025, prêmio que a marca já havia faturado no ano passado com o EV9. “O prêmio destaca a liderança global da Kia no fornecimento de soluções de mobilidade sustentáveis, tecnologicamente avançadas e orientadas ao design”, resumiu Ho Sung Song, presidente e CEO da Kia. O EV3 venceu ainda o Red Dot Award Best of the Best 2025 na categoria de Design de Produto, prêmio também conquistado pelo EV9 em 2024.
Em seguida, no início de maio, a Kia foi reconhecida com o prêmio Disruptora de Sustentabilidade do Ano no Newsweek Auto Disruptor Awards 2025 pela parceria com a The Ocean Cleanup, iniciativa com o objetivo de retirar o plástico dos oceanos.
Em curto espaço de tempo, a Kia comprova uma força que se tornou tradição com os sucessivos reconhecimentos globais em todas as áreas do negócio, da inovação e design ao compromisso com cliente e meio ambiente.
Atuação vai além de fabricar carros
Os contínuos reconhecimentos da Kia por suas operações e produtos resultam de um planejamento estratégico encaminhado desde 2021, no qual um dos eixos foi tornar a fabricante em uma provedora de soluções de mobilidade e não mais somente uma montadora.
Na base da transformação, novos princípios e conceitos direcionam a maneira de atuar, dentro e fora da empresa. Para o público, o Movement that inspires, slogan que vai além de uma frase publicitária para sugerir que o movimento é parte essencial da vida e para o progresso humano ao mesmo tempo em que inspira as pessoas a explorarem novas possibilidades.
Internamente, a nova filosofia de design Opostos Unidos, abordagem criada por Karim Habib, vice-presidente executivo e chefe global de Design da Kia, busca harmonizar contrastes ao integrar formas orgânicas da natureza e tecnologia. “O conceito ressalta e combina opostos entre elementos funcionais e design sofisticado, que proporciona não só contraste visual, mas também entre as texturas dos materiais utilizados”, resume o executivo.
Coleção de prêmios
Com nova postura e conceito, a Kia reformulou portfólio com ênfase na eletrificação, mas sem deixar de lado o desenvolvimento de modelos a combustão mais eficientes. Alinhou também nova identificação visual para a rede e reforçou treinamento. O resultado é uma coleção de prêmios mundo afora.
Dentre recentes reconhecimentos, levou por três edições o Melhor Pós-Venda do Brasil concedido pelo UOL Carros. Modelos híbridos como o Stonic e o Sportage receberam Selo de Maior Valor de Revenda e Prêmio Mobilidade Limpa pela Agência AutoInforme. O Sportage também foi considerado como o de Melhor Revenda pela Quatro Rodas, o de menor consumo pelo ranking da Folha-Mauá e o Carro mais Bonito pela Exame.
O EV5, primeiro elétrico da marca no Brasil, foi eleito o Melhor Veículo Elétrico pelo Prêmio Imprensa Automotiva 2024, e recebeu também o título de Lançamento do Ano 2025 na categoria Carro Familiar acima de R$ 200 mil pelo Automotive Business.
Por sua vez, o Kia EV9 chegou a ser considerado o carro mais premiado no mundo no ano passado. Foi Carro Mundial do Ano e Veículo Elétrico Mundial, ambos os prêmios do World Car Awards. Conquistou Veículo Utilitário Norte-Americano, Melhor dos Melhores no Red Dot, Prêmio Ouro no iF Design Awards, IDEA Gold Design Awards, Carro Mundial Feminino do Ano, Carro de Luxo Alemão do Ano e Carro do Ano do Reino Unido, além de Carro Familiar do Ano, em 2023.
Fotos: Divulgação Kia
Montadora promove outras três alterações em sua estrutura diretiva
Apesar de preverem mercado estável, executivos confirmam lançamentos com novas tecnologias
Foram mais de 6,6 milhões de transações entre automóveis, comerciais leves e pesados e motos
Único segmento com queda na venda de novas cotas foi o de pesados, justamente o…
Multas ainda são volumosas pela falta de uso; Ford, Renault e VW sinalizam os lançamentos…
Pela primeira vez, nos 88 anos de sua história, fabricante fecha uma unidade fabril na…