Proposta busca operações mais sustentáveis com o potencial do biometano

A Volkswagen Caminhões e Ônibus e a EcoUrbis começam a testar a viabilidade de caminhão a gás na operação de coleta de resíduos na cidade de São Paulo com o Constellation Biometano, versão apresentada pela montadora na Fenatran 2024.
O projeto pretende comprovar viabilidade do biogás no serviço, combustível com potencial de reduzir em até 90% a emissão de CO2.
Pelas contas da VWCO, em uma operação típica de coleta, na qual o veículo percorre de 50 a 70 mil quilômetros por ano, proporcionaria uma redução de 150 toneladas de CO2 no período.
“Este projeto é resultado de uma análise criteriosa do mercado e das necessidades da EcoUrbis por uma solução que alie alto desempenho à responsabilidade ambiental”, destaca em nota Rodrigo Chaves, vice-presidente de Engenharia da VW Caminhões e Ônibus.
LEIA MAIS
→VWCO coloca para andar desenvolvimento com caminhão a biometano
O Constellation Biometano é baseado na configuração Compactor da fabricante, produto já reconhecido pelo operador. Para o uso do gás ou biogás, o caminhão incorpora tanques de aço carbono que somam 240 m³ (960 litros) de capacidade de armazenamento, a maior do seu segmento, segundo a VWCO. A autonomia é de até 300 km, o que permite circulação na grande São Paulo sem necessidade de reabastecimento frequente.
Foto: Divulgação VWCO
Montadora promove outras três alterações em sua estrutura diretiva
Apesar de preverem mercado estável, executivos confirmam lançamentos com novas tecnologias
Foram mais de 6,6 milhões de transações entre automóveis, comerciais leves e pesados e motos
Único segmento com queda na venda de novas cotas foi o de pesados, justamente o…
Multas ainda são volumosas pela falta de uso; Ford, Renault e VW sinalizam os lançamentos…
Pela primeira vez, nos 88 anos de sua história, fabricante fecha uma unidade fabril na…