Empresa

Ambipar abastece frota corporativa com etanol de resíduos de alimentos

Projeto Ambiálcool evolui com abertura de posto de combustível na sede da empresa

A Ambipar, empresa de gestão ambiental, inicia abastecimento da frota corporativa de veículos leves com etanol produzido a partir de resíduos de alimentos. A ação faz parte do projeto Ambiálcool e evoluiu com a inauguração de um posto a combustível próprio na sede da companhia, em Nova Odessa (SP).

A iniciativa começou em 2021, durante da pandemia da convid-19, com testes bem-sucedidos realizados com os resíduos de açúcar varridos no porto de Santos. Em uma etapa posterior, a empresa passou a produzir álcool das sobras do processo produtivo e do controle de qualidade de fabricantes de balas, chocolates, biscoitos e massas.

Segundo a Ambipar, desde que os alimentos tenham teor de açúcar acima de 35% de Brix (mede a concentração de sólidos solúveis), cada tonelada é possível produzir de 200 a 350 litros de álcool concentrado.

LEIA MAIS

→Addiante fecha com Ambipar locação de 1,6 mil veículos pesados

Desde o início do projeto, a empresa já produziu pelo menos 500 mil litros de álcool, nas versões 46%, destinado à limpeza, e 70%, para higienização, além do etanol. Por mês, a Ambipar processa mais de 500 toneladas de resíduos da indústria de alimentos.

“O Ambiálcool é inovador e feito a partir de fontes secundárias. O Brasil produz muito álcool a partir da cana-de-açúcar. Mas no caso estamos utilizando resíduos que geram impactos na sua destinação convencional, que passou por todos os testes de qualidade de órgãos de controle e fiscalização”, resume em nota Gabriel Estevam, engenheiro ambiental e diretor corporativo de pesquisa, desenvolvimento e inovação da Ambipar.

“É um trabalho que valoriza resíduos que podem causar impactos ambientais e de custos, transformando-os em um produto nobre e de alto valor. E quanto mais amido e sacarose tiver o resíduo, mais álcool ele produz”, completa.

O Ambiálcool chamou atenção internacional e foi reconhecido com o Green Product Awards 2025, em cerimônia em Berlim, na Alemanha. Único da América Latina a ser premiado na edição, o projeto venceu na categoria Audiência, categoria na qual concorreram mais 1,5 mil trabalhos de 45 países.


Foto: Divulgação Ambipar

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Toyota nomeia Maurilio Pacheco para diretor comercial

Montadora promove outras três alterações em sua estrutura diretiva

% dias atrás

2026: ano de eleições, da Copa…. e dos híbridos nacionais, com etanol.

Apesar de preverem mercado estável, executivos confirmam lançamentos com novas tecnologias

% dias atrás

Número de veículos financiados é o maior em 11 anos

Foram mais de 6,6 milhões de transações entre automóveis, comerciais leves e pesados e motos

% dias atrás

Consórcio de veículos movimenta R$ 200 bilhões no ano

Único segmento com queda na venda de novas cotas foi o de pesados, justamente o…

% dias atrás

Cintos de segurança: primordiais para evitar mortes em estradas

Multas ainda são volumosas pela falta de uso; Ford, Renault e VW sinalizam os lançamentos…

% dias atrás

Volkswagen encerra a produção da fábrica de Dresden

Pela primeira vez, nos 88 anos de sua história, fabricante fecha uma unidade fabril na…

% dias atrás