Projeto Ambiálcool evolui com abertura de posto de combustível na sede da empresa

A Ambipar, empresa de gestão ambiental, inicia abastecimento da frota corporativa de veículos leves com etanol produzido a partir de resíduos de alimentos. A ação faz parte do projeto Ambiálcool e evoluiu com a inauguração de um posto a combustível próprio na sede da companhia, em Nova Odessa (SP).
A iniciativa começou em 2021, durante da pandemia da convid-19, com testes bem-sucedidos realizados com os resíduos de açúcar varridos no porto de Santos. Em uma etapa posterior, a empresa passou a produzir álcool das sobras do processo produtivo e do controle de qualidade de fabricantes de balas, chocolates, biscoitos e massas.
Segundo a Ambipar, desde que os alimentos tenham teor de açúcar acima de 35% de Brix (mede a concentração de sólidos solúveis), cada tonelada é possível produzir de 200 a 350 litros de álcool concentrado.
LEIA MAIS
→Addiante fecha com Ambipar locação de 1,6 mil veículos pesados
Desde o início do projeto, a empresa já produziu pelo menos 500 mil litros de álcool, nas versões 46%, destinado à limpeza, e 70%, para higienização, além do etanol. Por mês, a Ambipar processa mais de 500 toneladas de resíduos da indústria de alimentos.
“O Ambiálcool é inovador e feito a partir de fontes secundárias. O Brasil produz muito álcool a partir da cana-de-açúcar. Mas no caso estamos utilizando resíduos que geram impactos na sua destinação convencional, que passou por todos os testes de qualidade de órgãos de controle e fiscalização”, resume em nota Gabriel Estevam, engenheiro ambiental e diretor corporativo de pesquisa, desenvolvimento e inovação da Ambipar.
“É um trabalho que valoriza resíduos que podem causar impactos ambientais e de custos, transformando-os em um produto nobre e de alto valor. E quanto mais amido e sacarose tiver o resíduo, mais álcool ele produz”, completa.
O Ambiálcool chamou atenção internacional e foi reconhecido com o Green Product Awards 2025, em cerimônia em Berlim, na Alemanha. Único da América Latina a ser premiado na edição, o projeto venceu na categoria Audiência, categoria na qual concorreram mais 1,5 mil trabalhos de 45 países.
Foto: Divulgação Ambipar
Montadora promove outras três alterações em sua estrutura diretiva
Apesar de preverem mercado estável, executivos confirmam lançamentos com novas tecnologias
Foram mais de 6,6 milhões de transações entre automóveis, comerciais leves e pesados e motos
Único segmento com queda na venda de novas cotas foi o de pesados, justamente o…
Multas ainda são volumosas pela falta de uso; Ford, Renault e VW sinalizam os lançamentos…
Pela primeira vez, nos 88 anos de sua história, fabricante fecha uma unidade fabril na…