Dentre os segmentos, o de ônibus foi o único a registrar crescimento

As vendas de veículos comerciais na Europa encerraram o primeiro semestre de 2025 em declínio de 13% na comparação com o mesmo período do ano passado. Conforme os dados da Acea, a associação dos fabricantes de na região, de janeiro a junho o mercado absorveu 1,21 milhão de van, caminhões e ônibus ante 1,29 milhão registrado há um ano.
Os números dizem respeito aos mercados da União Europeia, Reino Unidos e o bloco de países da EFTA, a Associação Europeia de Livre Comércio (Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça).
As vendas de vans, as mais representativas do mercado, com mais de 80% de participação, acumularam na primeira metade do ano 912.596 unidades, volume 13,2% inferior ao anotado nos seis primeiros meses de 2024, quando somou 1,05 milhão.
O transportador de carga também reduziu as compras de caminhões. As entregas no período chegaram 183.930 unidades, queda de 14,9% em relação às 216.173 unidades negociadas um ano antes.
No mercado de veículos comerciais, apenas a venda de ônibus obteve resultado positivo no primeiro semestre. Foram emplacadas 24.695 unidades no período, alta de 4,3% sobre o registrado há um ano, de 23.723.
Em relatório, a Acea que o atual contexto econômico é desafiador, com quedas significativas de dois dígitos nos principais mercados, como Alemanha, França, Itália e Espanha. Também observa que embora as vendas de veículos comerciais elétricos tenham aumentado, a trajetória de crescimento não é suficientemente rápida devido a falta de condições favoráveis para que o transportador possa aderir de maneira consistente.
Foto: Divulgação Acea
Montadora promove outras três alterações em sua estrutura diretiva
Apesar de preverem mercado estável, executivos confirmam lançamentos com novas tecnologias
Foram mais de 6,6 milhões de transações entre automóveis, comerciais leves e pesados e motos
Único segmento com queda na venda de novas cotas foi o de pesados, justamente o…
Multas ainda são volumosas pela falta de uso; Ford, Renault e VW sinalizam os lançamentos…
Pela primeira vez, nos 88 anos de sua história, fabricante fecha uma unidade fabril na…