Complexo integra unidade fabril, concessionária e serviços em modelo inédito na estratégia de expansão da companhia

A Librelato começou a escrever um novo capítulo de sua história de mais cinco décadas ao iniciar atividades do Librelato Center SP, em Guarulhos (SP). O novo empreendimento reúne um Complexo Industrial e Comercial que promoverá aumento de produtividade, eficiência e redução de prazos, além aprimorar a experiência do cliente, do pedido ao pós-venda.
Marco da estratégia de expansão, o Librelato Center SP recebeu aporte de R$ 10 milhões. A unidade representa a sexta fábrica da fabricante catarinense no Brasil e a primeira no Estado de São Paulo, o que aproxima ainda mais a empresa de polo crucial do transporte de carga.
“Ao expandir nossa atuação para a Grande São Paulo, deixamos de ter cinco plantas fabris concentradas exclusivamente em Santa Catarina e fortalecemos a descentralização da produção, aumentando nossa capacidade de entrega e reduzindo os prazos de atendimento, em mais um passo firme rumo à excelência e à satisfação plena dos nossos parceiros”, resume Simone Martins, CEO da Librelato.
Digitalização e excelência em processos
O Librelato Center SP segue os preceitos já adotados nas outras plantas da empresa, a partir dos conceitos da Indústria 4.0, com digitalização, células robotizadas e verticalização de processos. Também nasce alinhado com o Sistema Librelato de Excelência (SLE), modelo de gestão no qual integra infraestrutura, pessoas, máquinas e metodologias.
A nova unidade industrial está instalada em área de 27 mil m² e nasce com capacidade produtiva de 2 mil implementos por ano em um turno. Inicia atividades com a geração de 50 empregos diretos e planos de duplicar as vagas com aumento da produção.
A operação coloca foco em agilidade e escala ao adotar regime de produção em CKD (Completely Knocked Down). Os implementos partem desmontados em kits da matriz, em Içara (SC), e concluídos no Librelato Center SP.
Reforço de produção estratégico
“Estamos preparados para produzir com escala, agilidade e responsabilidade ambiental, aproveitando melhor a matéria-prima e reduzindo a pegada de carbono por peça produzida”, conta Rodrigo Corso, Diretor de Manufatura da fabricante. “Esse movimento estratégico tem como foco a ocupação otimizada dos espaços fabris e a internalização total dos serviços, sem terceirizações, com o objetivo de aprimorar o fluxo produtivo, elevar os padrões de qualidade, reduzir custos operacionais e acelerar o atendimento ao cliente.”
Ao incorporar a sexta unidade na rede de produção, a Librelato computará números superlativos ao longo de um ano, como o consumo de 66 mil toneladas de aço, o mesmo que 1.650 graneleiros carregados, 120 mil pneus que, se empilhados superam quatro vezes os 8 mil metros do Everest, além de 576 mil litros de tinta, suficientes para encher 10 contêineres.
Além da fábrica, a operação de Guarulhos da Librelato integra concessionária com showroom de peças e implementos, suporte técnico, soluções financeiras e oficina. “Projetamos esta planta para oferecer uma experiência completa ao cliente, desde a escolha do implemento até o suporte pós-venda, com processos integrados e atendimento consultivo”, observa João Librelato, Diretor Comercial e Marketing da Librelato.
Montadora promove outras três alterações em sua estrutura diretiva
Apesar de preverem mercado estável, executivos confirmam lançamentos com novas tecnologias
Foram mais de 6,6 milhões de transações entre automóveis, comerciais leves e pesados e motos
Único segmento com queda na venda de novas cotas foi o de pesados, justamente o…
Multas ainda são volumosas pela falta de uso; Ford, Renault e VW sinalizam os lançamentos…
Pela primeira vez, nos 88 anos de sua história, fabricante fecha uma unidade fabril na…