SUV compacto será lançado em 2026 com motorização elétrica

A Volkswagen revelou na Alemanhã seu primeiro SUV elétrico compacto a ser lançado na Europa em 2026. Mais importante: será a próxima geração do T-Cross na Europa, e que, naturalmente, deve ser replicado brevemente aqui no Brasil, como produto nacional eletrificado ou não.
O ID.Cross, exibido ainda com o sobrenome Concept, tem a missão, segundo a propria montadora, de “aprimorar o segmento do T‑Cross no continente europeu” , como produto “tanto para o uso na cidade quanto para viagens longas”.
Junto com o futuro T-Cross, Thomas Schäfer, CEO da Volkswagen, apresentou o ID.2 all, ID. GTI Concept e ID. Every1, todos ainda como conceito. As versões de produção, de qualquer forma, serão lançadas a partir de 2026.
O ID.2 all terá um nome mais conhecido, ID.Polo, e deve ser o primeiro a estar nas ruas europeias, no primeiro semestre de 2026, pouco antes do ID. GTI Concept, que adotará o nome comercial ID. Polo GTI.
O terceiro lançamento será justamente o ID. Cross e o quarto, previsto apenas para 2027, o ID. Every1.
O SUV compacto exibido em Munique tem 4,16 metros de comprimento e 2,60 m de entre-eixos, com 1,83 m de largura e 1,58 m de altura — medidas próximas das do atual VW T‑Cross europeu. Pelo menos no modelo-conceito, as rodas são maiores, de 21 polegadas.
LEIA MAIS
→ Ainda camuflado, VW mostra seu novo elétrico, o ID. Polo
→ Compras da Volkswagen vão superar R$ 32 bilhões este ano
A VW antecipa que o porta-malas comportará 450 litros de carga e que haverá ainda um segundo compartimento de 25 litros sob o capô. O SUV terá no interior quadro de instrumentos digital de 11 polegadas e multimídia com tela sensível ao toque 13 polegadas.
De imediato, a montadora diz que a plataforma elétrica MEB, base do “T-Cross de próxima geração”, passará à MEB+, que terá evoluções em motores, baterias e software. “A MEB receberá uma nova geração de software a partir do próximo ano e que traz funções de segmentos de veículos superiores.”
No conceito, a marca apresenta motor elétrico de 211 cv que movimenta apenas as rodas dianteiras. A autonomia estimada é 420, segundo o ciclo WLTP.
Montadora promove outras três alterações em sua estrutura diretiva
Apesar de preverem mercado estável, executivos confirmam lançamentos com novas tecnologias
Foram mais de 6,6 milhões de transações entre automóveis, comerciais leves e pesados e motos
Único segmento com queda na venda de novas cotas foi o de pesados, justamente o…
Multas ainda são volumosas pela falta de uso; Ford, Renault e VW sinalizam os lançamentos…
Pela primeira vez, nos 88 anos de sua história, fabricante fecha uma unidade fabril na…