Empresa

Com presença de Lula, BYD inaugura fábrica dia 9

Montadora chinesa confirma presença de autoridades e do presidente mundial, Wang Chuanfu

Após alguns adiamentos ao longo do primeiro semestre, a BYD anunciou para o próximo dia 9 de outubro a inauguração da fábrica de Camaçari, BA. A empresa informa que está confirmada a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e dos principais dirigentes da montadora chinesa, incluindo o presidente mundial, Wang Chuanfu.

A BYD tinha anunciado a inauguração para a primeira metade do ano e o vice-presidente sênior, Alexandre Baldy, chegou a informar oficialmente que a cerimônia ocorreria em 26 de junho, o que acabou não ocorrendo.

LEIA MAIS

Em setembro, 365 contratações na BYD de Camaçari

BYD mostra fábrica em Camaçari, ainda sem começar produção efetiva

A data foi transferida para 1º de julho, quando chegou a haver cerimônia em Camaçari. Mas na ocasião foi informado que o ato representava apenas uma visita para mostrar as instalações e os primeiros protótipos montados no complexo baiano. Segundo Baldy, faltavam alguns licenças, inclusive a ambiental, para que a inauguração oficial ocorresse.

Naquela ocasião, Stella Li, presidente das Américas e VP Global da BYD, revelou capacidade instalada inicial de 150 mil veículos por ano, confirmando a montagem em Camaçari, a partir de unidades SKD, do elétrico compacto Dolphin Mini, do SUV médio Song Pro e do sedã médio King, ambos híbridos flex, que se desenvolverão com colaboração de engenheiros brasileiros.

A montadora chegou a pleitear alíquota reduzida de 10% para a importação de SKD, mas o governo optou por determinar cota com alíquota zero até janeiro sem mexer no índices vigentes do imposto.


 

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

Importação de carros chineses cresce 61% e a de argentinos cai 30%

Presidente da Anfavea destaca movimento inverso e chama a atenção para estoque de 172 dias…

% dias atrás

Exportações de veículos começam 2026 com o pé no freio

Principal mercado dos produtos brasileiros, Argentina reduziu compras

% dias atrás

Eletrificados têm fatia recorde, mas com maior presença dos nacionais

Participação chegou a 16,8% em janeiro, com 35% das vendas concentradas em híbridos brasileiros

% dias atrás

Produção de caminhões recua 15% em janeiro a espera do impulso do Move Brasil

Programa promete aquecer o ritmo ao registrar R$ 1,3 bilhão em crédito aprovado em apenas…

% dias atrás

Montadoras desaceleram produção neste início de ano

Apesar da inclusão de unidades CKD/SKD, o total de 159,6 mil veículos fabricados é 12%…

% dias atrás

Produção de chassi de ônibus inicia ano em ritmo estável

Segmento aguarda nova licitação para o Caminho da Escola

% dias atrás