Derivado do 147 e evoluído sobre o Uno, atualmente domina as vendas na categoria de furgões pequenos

A ideia da Fiat de oferecer um veículo comercial compacto de vocação urbana para distribuição de carga e serviço resiste ao tempo. Lançado em 1980, o Fiorino conta longa trajetória de 45 anos, projeto nascido a partir do Fiat 147 após amadurecer derivações sobre a mesma plataforma com o 147 Furgão (1977) e 147 Pickup (1978).
O modelo surgiu com os argumentos de proporcionar agilidade, conforto de carro de passeio, capacidade de carga e potencial de reduzir custos nas operações urbanas com cargas leves, propostas que ainda seguem como fortalezas do atual Fiorino, lançado em 2014 e baseado no Novo Uno, já descontinuado no portfólio da marca.
Fiat Fiorino 147
LEIA MAIS
Fiat Fiorino é o menos desvalorizado na categoria “furgoneta de carga”
Embora derivado do Fiat 147, o Fiorino nasceu maior, com 3,78 metros de comprimento para promover aumento de capacidade volumétrica no compartimento de carga. Trazia motor flex com 61 cv, quando abastecido com gasolina e de 62 cv, com etanol.
No início da década de 1980 ainda, o Fiorino 147 foi base para versões como a Settegiorni, um tipo de miniônibus com bancos rebatíveis, a Vetrato, um furgão vidrado sem banco traseiros e a Combinato, configurada com bancos traseiros laterais. O Fiorino 147 deixou de fabricado em 1988 para dar lugar ao Fiorino Furgão, baseado no Uno com capacidade para 2.700 litros e 540 kg.
Fiat Fiorino 147 Vetrato
Depois de anos de diversas atualizações, o atual Fiorino representa a terceira geração do modelo. Cresceu em tamanho, em especial no compartimento de carga, e em capacidade, para 650 kg. Hoje, o modelo é oferecido com motor 1.3 flex de até 107 cv de potência e 134 Nm de torque quando abastecido com etanol. O motorista também tem conforto a mais com a direção elétrica e conveniência no dia a dia do trabalho com o monitoramento de pressão dos pneus.
O modelo segue firme no mercado como o preferido por quem precisa de um veículo de serviço compacto para deslocamento nas cidades ou viagens de curtas distâncias. Segundo os dados da Fenabrave, o Fiorino líder de vendas na categoria de furgões pequenos. No acumulado até agosto, os emplacamentos somaram 13.487 unidades, volume que representa mais de 81% de mercado de 16.614 licenciamentos nos oito primeiros meses de 2025 e disputado por rivais como Renault Kangoo e Peugeot Partner.
Fotos: Divulgação Fiat
Montadora promove outras três alterações em sua estrutura diretiva
Apesar de preverem mercado estável, executivos confirmam lançamentos com novas tecnologias
Foram mais de 6,6 milhões de transações entre automóveis, comerciais leves e pesados e motos
Único segmento com queda na venda de novas cotas foi o de pesados, justamente o…
Multas ainda são volumosas pela falta de uso; Ford, Renault e VW sinalizam os lançamentos…
Pela primeira vez, nos 88 anos de sua história, fabricante fecha uma unidade fabril na…