Mercado

Líder Fiat vê Volkswagen cada vez mais próxima

Marca alemã ganhou 1,1 ponto porcentual nos nove primeiros meses de 2025

A Fiat, mais uma vez, liderou as vendas de veículos em setembro. A principal marca da Stellantis no mercado brasileiro negociou mais de 47,2 mil automóveis e comerciais leves, frota que representou 20,4% do total de 231,4 mil unidades licenciadas por todo o setor no mês passado.

Ao longo do ano, a Fiat já colocou nas ruas brasileiras 384,6 mil veículos e sustenta participação de 21,3%. O número de licenciamentos cresceu perto de 4% frente aos primeiros nove meses de 2024, pouca coisa acima da média de 3,3% do mercado interno.

Apesar da ainda cômoda liderança estabelecida nos últimos anos, já é visível a aproximação da Volkswagen em 2025. Com 305,9 mil licenciamentos de janeiro a setembro, a montadora alemã tem 16,9% dos segmentos de automóveis e comerciais leves.

A comparação com igual período do ano passado mostra ganho de 1,1 ponto porcentual e crescimento de 10% nos licenciamentos, o triplo, portanto,  do índice médio do mercado interno.

No mês passado, a fatia da VW foi de 17,1 %, com 39,7 mil emplacamentos acumulados. Contribuiu para isso, em particular  — e deve seguir assim nos próximos meses —, as crescentes oferta e aceitação do novato Tera, SUV compacto que alcançou 7,6 mil unidades e a ponta do segmento de utilitários esportivos pela primeira vez.

LEIA MAIS

→ Mercado interno de veículos cresceu 4% em setembro

→ Fenabrave revê para baixo projeção da venda de veículos leves

Além do Tera, a marca teve ainda outros dois modelos entre os dez veículos mais vendidos no mês passado: Polo (10,7 mil) e Saveiro (8,1 mil). O hatch só ficou atrás da Fiat Strada, picape que lidera também no ano, com mais de 101 mil unidades frente a 93,7 mil do modelo da VW.

General Motors, com 11,1%, Hyundai, 8,2%, e Toyota, 7%, completam o quinteto que mais vendeu veículos no Brasil no mês passado e também ao longo dos nove primeiros meses.

No ranking das 10 marcas líderes do Brasil, não passa mais despercebida a proximidade entre a Jeep e a BYD, respectivamente 7ª e 8ª colocadas tanto em setembro como no acumulado de janeiro a setembro.

Em participação, a diferença é de somente 0,5 ponto porcentual após os nove meses — 4,8% contra 4,3% — ou 9 mil unidades apenas.


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
George Guimarães

Notícias recentes

Toyota nomeia Maurilio Pacheco para diretor comercial

Montadora promove outras três alterações em sua estrutura diretiva

% dias atrás

2026: ano de eleições, da Copa…. e dos híbridos nacionais, com etanol.

Apesar de preverem mercado estável, executivos confirmam lançamentos com novas tecnologias

% dias atrás

Número de veículos financiados é o maior em 11 anos

Foram mais de 6,6 milhões de transações entre automóveis, comerciais leves e pesados e motos

% dias atrás

Consórcio de veículos movimenta R$ 200 bilhões no ano

Único segmento com queda na venda de novas cotas foi o de pesados, justamente o…

% dias atrás

Cintos de segurança: primordiais para evitar mortes em estradas

Multas ainda são volumosas pela falta de uso; Ford, Renault e VW sinalizam os lançamentos…

% dias atrás

Volkswagen encerra a produção da fábrica de Dresden

Pela primeira vez, nos 88 anos de sua história, fabricante fecha uma unidade fabril na…

% dias atrás