Reunião antecedeu o evento Futuro em Movimento – Encontro pela Mobilidade Sustentável

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, recebeu em Brasília (DF), na quarta-feira, 1º, o presidente da Iveco para América Latina, Márcio Querichelli, e o Chief Global Affairs & Sustainability, Michele Ziosi. Permearam a conversa, segundo comunicado da assessoria de imprensa da fabricante, a competitividade da indústria de caminhões e as estratégias para o futuro da mobilidade.
A reunião também serviu para que os representantes do Iveco Group ressaltassem a importância do Brasil para a empresa e o compromisso com a inovação, pilares que nortearam o evento Futuro em Movimento – Encontro pela Mobilidade Sustentável, realizado pela fabricante em Belo Horizonte (MG), quinta-feira, 2.
Na ocasião, com a presença de diversas autoridades públicas, a montadora aproveitou para inaugurar o Centro de Treinamento da Iveco Academy em parceria com o Senai MG, a primeira sede do grupo na América Latina para formar profissionais da rede de concessionárias da marca na região.
LEIA MAIS
→Compras do Iveco Group na América Latina crescem 25% em 2025
→Iveco investe R$ 93 milhões em centro de distribuição de peças
O local, com área total de 1,3 mil m²m reúne estrutura administrativa, técnica e de convivência. Tem quatro salas de aula – duas técnicas para reprodução de oficinas e duas comerciais – auditório para 71 pessoas, refeitório, cozinha, área de coworking, espaço de produção de vídeos com 16 estações de trabalho e sala de reunião. Possui capacidade para atender até até 100 profissionais por dia e planejado para formar em torno de 2 mil colaboradores da rede de concessionários no Brasil.
“Estamos inaugurando um espaço que vai além da formação técnica, já que a Iveco Academy é um pilar estratégico para preparar o setor de transporte para os desafios de um mercado em constante transformação”, resumiu em nota Querichelli.
A Iveco também aproveitou o evento para apresentar o conceito Daily Multifuel, protótipo que encaminha a possibilidade de o veículo operar abastecido com etanol, gás natural ou biometano. O projeto alinha-se à estratégia do governo de estimular e ampliar o uso de biocombustível no transporte.
O desenvolvimento vislumbra versões de 3,5 a 7,2 toneladas com motor ciclo otto da FPT Industrial concebido para receber múltiplos combustíveis. Além da fabricante motores do Iveco Grupo, estão envolvidas no projeto a Universidade Estadual Paulista, a Universidade Federal do Pará e a Universidade Federal de Itajubá.
“Uma prova concreta de como a inovação pode ser usada como vetor para a sustentabilidade é o conceito Daily Multifuel, que integra a estratégia multienergética da Iveco, combinando inovação tecnológica, competitividade e respeito ao meio ambiente”, destacou Querichelli.
Fotos: Divulgação Iveco Group
Montadora promove outras três alterações em sua estrutura diretiva
Apesar de preverem mercado estável, executivos confirmam lançamentos com novas tecnologias
Foram mais de 6,6 milhões de transações entre automóveis, comerciais leves e pesados e motos
Único segmento com queda na venda de novas cotas foi o de pesados, justamente o…
Multas ainda são volumosas pela falta de uso; Ford, Renault e VW sinalizam os lançamentos…
Pela primeira vez, nos 88 anos de sua história, fabricante fecha uma unidade fabril na…