Inauguração de complexo industrial amplia presença global e reforça atuação no maior mercado de caminhão do mundo

A Scania dá passo determinante na sua rede global de produção ao inaugurar fábrica em Rugao, província de Jiangsu, em torno de 200 km de Xangai. Resultado de investimento de € 2 bilhões, um dos maiores já aplicados pela fabricante, o complexo industrial surge após 60 anos de atuação na China e representa o terceiro polo global da marca, depois das instalações de Södertälje, na Suécia, e das de São Bernardo do Campo (SP).
A operação nasce em área de 800 mil m², com capacidade para 50 mil veículos/ano e 3 mil empregos locais. Mais que os números, no entanto, a Scania se torna a primeira fabricante ocidental a obter licença para produção completa de caminhões em fábrica 100% própria.
LEIA MAIS
→Solurb inicia coleta de resíduos com caminhões a gás da Scania em Campo Grande
→Scania avança em carregamento rápido para pesados
→Scania compra a divisão de baterias para indústria pesada da Northvolt
“Nosso estabelecimento em Rugao é mais do que uma fábrica, ele fará parte do dinâmico ecossistema de inovação da China e impulsionará o desenvolvimento da própria Scania”, destaca em nota Christian Levin, presidente e CEO da Scania e do Grupo Traton.
“Ao produzir e inovar localmente, podemos aproveitar a velocidade e a criatividade chinesas, fortalecer nossas capacidades globais e acelerar a transição para um transporte mais sustentável.”
A novo complexo foi projetado para integrar o Sistema Modular Traton (TMS), o que permite à operação escalar, adaptar e inovar conforme demandas e mercados. A fábrica chinesa se dedicará à linha global de produtos, em configurações de cavalo-mecânico e caminhões rígidos, além da gama inédita Next Era, desenvolvida especificamente para atender o transportador chinês em aplicações rodoviárias de longas distâncias.
As entregas da produção de Rugao começarão no fim de 2025, e o Next Era será lançado no primeiro semestre de 2026. A fábrica atenderá tanto o mercado local quanto externos na Ásia e outras regiões.
Fotos; Divulgação Scania
Montadora promove outras três alterações em sua estrutura diretiva
Apesar de preverem mercado estável, executivos confirmam lançamentos com novas tecnologias
Foram mais de 6,6 milhões de transações entre automóveis, comerciais leves e pesados e motos
Único segmento com queda na venda de novas cotas foi o de pesados, justamente o…
Multas ainda são volumosas pela falta de uso; Ford, Renault e VW sinalizam os lançamentos…
Pela primeira vez, nos 88 anos de sua história, fabricante fecha uma unidade fabril na…